quinta-feira, 9 de junho de 2011

Matrix – As Máquinas e suas baterias humanas

Para os desavisados, no filme Matrix, a humanidade entrou em guerra com a sua própria criação, as máquinas. E perderam.

Para os que tiverem interesse em se aprofundar ainda mais na história de Matrix, das explicações históricas para a guerra entre Humanos e Máquinas, recomendo a animação Animatrix, que reúne nove contos que abordam todas essas questões.

Bom, o que ocorre, em suma, é o seguinte: humanos, num ato de desespero, vendo que estão perdendo a guerra para as máquinas, resolvem escurecer o céu, impedindo assim que os robôs usufruam de sua principal fonte de energia: a luz solar.



Acontece que esses robôs, muito espertos, passam a utilizar os próprios humanos como baterias vivas para se manterem "vivos". Okay, bastante interessante... Mas no próprio filme e animação fica claro que isso não é algo simples de ser feito pelas máquinas.

Elas tiveram que criar todo um mundo ilusório para que os humanos vivessem (a Matrix) e como se não fosse suficiente, ele precisava ser verossímil. Primeiro elas – as máquinas - criaram uma ilusão de alegrias para as pessoas curtirem suas vidas, mas descontentes como somos, com tudo, essas pessoas não aceitaram a vida perfeita que levavam nessa realidade virtual e milhões de “safras” de baterias humanas foram perdidas.

Então foi criada a Matriz 2.0. Um mundo virtual idêntico ao mundo dos anos 90. Conveniente, não? Os humanos então, em sua maioria, aceitaram esse mundo.

Mas...  Pérai... Por que esse trabalho todo???? Não seria muito mais fácil simplesmente exterminar todos os humanos (máquinas Hitler) e usar outras fontes de energia? Energia nuclear, usinas, hidrelétricas etc... E se era para usar um organismo vivo, não seria mais inteligente utilizar outros animais?

Não consigo imaginar uma vaca entrando em conflito existencial num mundo virtual: “Não, essa grama é boa demais, esse mundo não pode ser real!”. Mas a resposta para essa pergunta é bastante simples, pragmática e se responde com uma outra pergunta: vocês iriam ao cinema assistir um filme no qual vacas vivem num mundo virtual perfeito? Na verdade eu iria, só pela proposta extremamente esquisita, mas a maior parte do público com certeza não.

Antes de escrever esse post, dei uma olhada na internet para ver se encontrava algo interessante sobre o assunto. E encontrei. Deixo então uma pergunta, numa frase linkada, que leva a esse texto: será que os humanos realmente perderam a guerra contra as máquinas?

Animatrix
Animatrix - The Second Renaissance - Part 2

2 comentários:

  1. Curioso o análise nesse post que linkaste. Por acaso, sempre pensei, como é que os humanos se reproduziam? Mas isso só prova que Matrix conseguiu o que quer, criar interrogações (sem falar em entreter), dá para ser interpretado de várias maneiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. E gostei bastante da análise indicada, pois traz uma ideia/perspectiva interessante sobre o assunto.

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...