E não estou falando apenas de filmes pretensamente “cabeça” não, mas de qualquer gênero. O filme que primeiro surge em minha mente ao falar sobre isso é justamente o último caso desse tipo que ocorreu comigo: O Preço do Amanhã (In Time). A proposta do filme é genial! Uma realidade distópica na qual a nova moeda é o tempo. As pessoas envelhecem biologicamente apenas até seus 25 anos e, a partir daí, permanecem fisicamente jovens até o momento de suas mortes. Elas precisam trabalhar para conseguir mais tempo e possuem um relógio atrelado em seus corpos que marca quanto tempo restante ainda possuem.
O Preço do Amanhã (In Time) - Relógio subcutâneo no braço de Will Salas, o protagonista |
Percebe-se, portanto, que o filme é uma alusão ao capitalismo selvagem. O problema é que o filme explora muito pouco tudo isso e acaba abraçando um romancezinho sem graça entre o protagonista e a filha de um magnata e também escamba para uma ação que em nada acrescenta. Lembrando que o filme pode ser bastante dinâmico, com muita ação, e nem por isso abandonar sua premissa. Christopher Nolan, com o seu A Origem (Inception) conseguiu conciliar tudo isso.
Enfim, a intenção do post não era fazer uma lista de filmes com ideias mal aproveitadas, mas sim discutir o assunto. Num outro post posso até fazer uma lista. Mas e você, quais filmes você assistiu e ficou com essa mesma impressão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.