segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cinema: Ideias mal aproveitadas

Todo mundo já assistiu um filme com potencial para ser fantástico, mas que no fim das contas não conseguiu sair da mediocridade. Vez ou outra algum diretor ou roteirista surge com premissas interessantíssimas, mas mal utilizadas ou apenas deixadas como plano de fundo, decepcionando aqueles que se sentaram em frente da tela aguardando por algo que os fascinassem.

E não estou falando apenas de filmes pretensamente “cabeça” não, mas de qualquer gênero. O filme que primeiro surge em minha mente ao falar sobre isso é justamente o último caso desse tipo que ocorreu comigo: O Preço do Amanhã (In Time). A proposta do filme é genial! Uma realidade distópica na qual a nova moeda é o tempo. As pessoas envelhecem biologicamente apenas até seus 25 anos e, a partir daí, permanecem fisicamente jovens até o momento de suas mortes. Elas precisam trabalhar para conseguir mais tempo e possuem um relógio atrelado em seus corpos que marca quanto tempo restante ainda possuem.

O Preço do Amanhã (In Time) - Relógio subcutâneo no braço de Will Salas, o protagonista
A maior parte da população precisa trabalhar praticamente de forma incessante para conseguir viver o dia seguinte e, mesmo assim, muitos sucumbem. Corpos estirados pelas ruas são comuns e todos agem com indiferença, tal qual a maioria de nós se comporta diante de moradores de rua. Mas enquanto muitos vivem em constante pressa, lutando contra o tempo, outros possuem centenas de anos.

Percebe-se, portanto, que o filme é uma alusão ao capitalismo selvagem. O problema é que o filme explora muito pouco tudo isso e acaba abraçando um romancezinho sem graça entre o protagonista e a filha de um magnata e também escamba para uma ação que em nada acrescenta. Lembrando que o filme pode ser bastante dinâmico, com muita ação, e nem por isso abandonar sua premissa. Christopher Nolan, com o seu A Origem (Inception) conseguiu conciliar tudo isso.

Enfim, a intenção do post não era fazer uma lista de filmes com ideias mal aproveitadas, mas sim discutir o assunto. Num outro post posso até fazer uma lista. Mas e você, quais filmes você assistiu e ficou com essa mesma impressão? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...