domingo, 22 de maio de 2011

George R. R. Martin – Guerra dos Tronos e a Morte das virtudes, dos imaculados e dos honrados.

Devo começar dizendo que esse texto é destinado principalmente àqueles que já leram o primeiro livro da série ou que já assistiram a primeira temporada da HBO, para os demais, não leiam do sexto parágrafo em diante.
Dado o aviso, prossigamos.
Bom, como já disse em outro momento, Guerra dos Tronos é minha mais nova paixão literária. Os motivos para isso são diversos; dez deles estão aqui.


Estamos acostumados a seguir a trajetória de dois, três ou quando muito, quatro personagens centrais nas histórias que lemos, mas em Guerra dos Tronos somos logo de começo apresentados a diversas personagens que desempenharão funções de extrema importância durante a trama. De começo isso até chega a incomodar um pouco, pois temos a sensação de que logo logo não saberemos quem é quem, dada a grande quantidade de nomes a serem guardados. Mas quando menos percebemos, já sabemos o nome de todos (ou dos principais, ou seja, uns vinte). Não há protagonista, mas sim protagonistas, no plural.

Outro detalhe interessante é que o título dos capítulos são sempre nomes de personagens; no caso, personagens que aí sim são protagonistas; protagonistas nesses capítulos específicos.
Todos os capítulos do primeiro volume (ainda não li os outros ) possuem os seguintes nomes, que se revezam durante todas as 591 páginas da edição brasileira: Bran, Catelyn, Eddard, Jon, Arya, Sansa (todos esses da Casa Stark), Tyrion (da Casa Lannister) e Daenerys (da Casa Targaryen).
Esses oito nomes que se revezam introduzem uma gama imensa de outros personagens; personagens esses que em boa parte do tempo ficarão em segundo plano. Mas a rainha Cersei, por exemplo, ou o Rei Robert, Viserys Targaryen, Robb Stark, Tywin Lannister, Jamie Lannister, Khal Drogo, entre diversos outros, são todos personagens extremamente importantes e que não possuem um capítulo com o seu nome.

Como vocês devem ter percebido, a família Stark ocupa posição privilegiada na trama. São centrais na história. Poderíamos dizer, de uma forma bastante simplificada, que os Starks são os mocinhos e que os Lannister, os vilões, mas seria algo extremamente superficial... Uma das características mais interessantes do livro é a ausência quase que completa de maniqueísmos.
A cada capítulo que passa, temos percepções diferentes ou mais aprofundadas. Num momento odiamos um personagem e no outro, estamos torcendo por ele; não existem imaculados e ninguém é poupado. Qualquer um pode morrer a qualquer momento, independente do quão importantes, honrados, malvados ou bondosos eles sejam.

Mas não quero me estender muito e muito menos (pelo menos nesse momento) fazer uma resenha de todo o livro. O que quero é falar sobre uma característica específica do autor: a destruição das virtudes das personagens, o assassinato daqueles que não queremos que morram ou daqueles pelos quais nutrimos (ou passamos a nutrir em algum ponto específico da história) pena e dó. Então começarei falando do Bran Stark, filho de Eddard Stark.


*Brandon Stark:
Bran é o segundo descendente masculino de Eddard e Catelyn.
Tem apenas sete anos e sua grande paixão é escalar, subir em árvores, torres e correr pelos telhados de Winterfell (castelo/povoado onde a família Stark reside e reina). Pois bem, o menino é jogado do alto de uma torre rumo ao chão e fica paraplégico. O que ele mais gostava de fazer era correr e escalar, agora... Bom, agora ele passa seus dias olhando melancolicamente as outras crianças brincarem e lutarem/treinarem (antes ele pretendia se tornar um cavaleiro).



*Viserys Targaryen:
Viserys é o irmão mais velho de Daenerys. Ele e sua irmã são os últimos descendentes do Príncipe Rhaegar (herdeiro do Trono de Ferro), morto por Robert. Este último depois se sentou no Trono de Ferro e se tornou o Rei dos Sete Reinos. Viserys nutre a esperança de reunir um exército e matar Robert, tornando-se assim o Senhor dos Setes Reinos. Para tal, ele casa sua irmã com Khal Drogo; em troca ele ganharia um exército de dez mil homens.
Mas a cultura de Khal Drogo é diferente e não encara os compromissos da mesma forma que as demais. Drogo entende aquilo (o casamento com a irmã de Vaserys) como um presente, e os dez mil homens será apenas um presente que ele dará como retorno, porém, quando ele julgar conveniente.
Ocorre que Vaserys é extremamente impaciente e num surto de “quem manda sou eu, me dê os meus dez mil homens, me dê a minha coroa”, Drogo tira o seu cinto de ouro, derrete e derrama na cabeça de Viserys. Ele, obviamente, morre. É uma morte que dá muita dó, pois embora ele seja um pé no saco, tudo o que ele queria era vingar a morte de toda a sua família e ascender como rei.



*Lady, a loba da Sansa:
Pois é, nem os animais escapam da maldade de Martin.
O lobo da Arya ataca Joffrey Lannister para proteger a menina.
Acontece que Joffrey é um príncipe, filho da Rainha Cersei. Ela, muito fula da vida, exige que o lobo seja sacrificado, mas ele está desaparecido.
Quem se ferra então é o lobo da Sansa, que é decapitado.


*Mycah – Amigo da Arya:
Esse personagem tem uma passagem rápida. É um menino, amigo da Arya.
Os dois estão treinando luta, com espadas de madeira, quando
Joffrey aparece e desafia o menino; ele permanece imóvel, mesmo com o outro lhe batendo e humilhando. Arya salta sobre ele, para ajudar Mycah; Nymeria (a loba da Arya) salta sobre Joffrey, mordendo seu braço. O menino Mycah corre, desesperado, sabendo que como mero filho de açougueiro que é, não tem muitas esperanças de permanecer incólume.
Cão de Caça, “guarda” de Joffrey, vai atrás do menino e o parte ao meio com um golpe de espada.


*Robert Baratheon – O Rei:
Morre da forma mais estúpida e no momento mais inoportuno.
Eddard Stark descobre que a Rainha trai o rei com o seu próprio irmão, numa relação incestuosa, e que os filhos de Robert na verdade não são de Robert...
Acontece que o Rei saiu para caçar (não é inverossímil, pois essa era uma atividade muito comum entre os reis da nossa história; veja o Henrique VIII por exemplo) e ele não tem como contatá-lo de imediato. Quando Robert volta, está nas últimas. Tentou, bêbado, matar um javali e, embora tenha conseguido, o javali não deixou por isso mesmo.
Robert morre sem saber que todos os seus filhos na verdade são filhos de Jaime com a Rainha.


*Eddard Stark:
Essa foi a morte mais revoltante do livro. Ned, como é alcunhado, é aquele tipo de personagem que você cria um vínculo e fica torcendo por ele em todos os momentos.
Quando descobriu que Robert não possuía herdeiros, pois o pai dos filhos de Cersei na verdade é Jaime, ele a avisou de que contaria ao Rei e que ela devia fugir se não quisesse que seus filhos fossem mortos durante a fúria de Robert.
Mas Robert morre, Joffrey, filho de Cersei, torna-se rei. Quando Ned tentou tirar o moleque do Trono, foi traído pelo conselho do rei e encarcerado.
Para evitar que as filhas Arya e Sansa fossem mortas, aceitou declarar em público ser um traidor. Logo após a declaração, em praça pública, foi decapitado diante de todos.


*Khal Drogo:
Drogo é o marido de Daenerys e o líder de um exército de guerreiros Dothraki.
O povo e os guerreiros Dothraki vêem o cavalo tal qual os hindus vêem a vaca, ou quase. E para o homem Dothraki não existe nada que denote mais a sua masculinidade e poder como o fato de montar um cavalo. “Um homem que não monta um cavalo não é um homem” de acordo com essa cultura ficcional.
Nem preciso dizer o que aconteceu, né? Sim, Drogo cai do cavalo, literalmente, perdendo assim o respeito dos seus guerreiros.



Bom, basicamente é isso. Martin, o autor da saga, explora bastante essa relação de poder e perda, de virtudes ou habilidades e destruição das mesmas.
Ned, o honrado, o honesto, como foi citado, foi colocado num contexto em que teve de abdicar de sua própria honra pelo bem de suas filhas. Claro que os demais (o povo) não sabiam disso.
O forte cai de joelhos, o puro, não por muito tempo, o inalcançável, perde a cabeça.



Robb Stark
Sansa Stark
Arya Stark

Tywin Lannister

Cersei Lannister

Jaime Lannister


Joffrey Lannister
*Todas as imagens foram retiradas do site gameofthronesbr. No entanto, em todas as imagens há a assinatura do autor. 

3 comentários:

  1. Comecei a ler o 4 livro e o primeiro capítulo é de Cersei.
    Digo a você que não pare de ler essa trama, o 2 livro me pareceu bastante longo, que na minha concepção é o mais chato mas o 3 é surpreendente tu não vai se arrepender! Bom quanto ao 4 estou começando a ler creio que não será tão intenso como o 3 mas não deixa de ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li os três primeiros livros e já estou com o 4° e o 5°. Estou dando um tempo pra ler outras outras coisas (acho que já li uns 16/17 livros depois que terminei o Tormenta de Espadas rs), mas em breve vou começar a ler o Festim dos Corvos.

      Excluir
    2. Eu também já comprei o 5 livro assim que terminei de ler o 3 já comecei o 4!

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...