terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Guerra dos Tronos Vs. O Senhor dos Anéis


A comparação entre As Crônicas de Gelo e Fogo (cujo primeiro livro da série é o Guerra dos Tronos) e O Senhor dos Anéis é recorrente e polêmica. Porém, não acredito que seja muito válido traçar um paralelo entre um e outro e por este motivo não farei uma lista com os motivos pelos quais um seria melhor ou pior. Ainda assim, não serei tão diplomático a ponto de não dizer qual dos dois me agrada mais. Portanto, e sem rodeios, eu (EU) gosto mais da saga do George R. R. Martin. Claro que isso não significa que um é melhor que o outro, mas sim que As Crônicas de Gelo e Fogo possuem características que me atraem mais.

J. R. R. Tolkien
A saga do anel é sem sombra de dúvidas uma obra prima da literatura fantástica e possui milhares de fãs em todo o mundo. Todo o universo criado por Tolkien impressiona e vai além dos três livros que compõe a obra. E não, não vou acrescentar um “no entanto” agora. É aqui que entra a falha central dessa polêmica: há uma tentativa de se comparar livros que não são comparáveis.

Por que não são comparáveis? As estruturas são totalmente distintas. Enquanto que Tolkien elaborava todo o seu universo com base na fantasia e norteava todos os conflitos e tramas através de um maniqueísmo simplório e até um pouco (intencionalmente) ingênuo, Martin faz o exato oposto, sendo a fantasia para ele apenas um mero enfeite ou, no máximo, um plano de fundo. As Crônicas de Gelo e Fogo gira muito mais em função das personagens e das tramas políticas que se desenrola entre elas.
George R. R. Martin
Eu gosto mais das Crônicas exatamente por causa disso. Interessa-me e envolve muito mais acompanhar o desenrolar da história das personagens e dos acontecimentos - arquitetados de maneira magistral - que com Martin nunca se sabe como irão terminar. Nisso ele é um gênio. E também é muito mais fácil se identificar com as personalidades criadas por este autor, uma vez que elas são de fato humanas. Não existem heróis ou vilões.

Pelas razões apresentadas eu reafirmo que não há como concluir que um é superior ao outro. Por mais “politicamente correto” que possa parecer, quando se trata de obras assim distintas, tudo (ao menos nesse caso específico) vai depender do gosto de cada um.

12 comentários:

  1. Fala Fernando.
    Creio que você chegou ao âmago da questão. As obras são distintas de tal forma que só é possível compará-las em função do gosto. São personagens, épocas, sentidos diferentes. Não existe conexão entre as tramas. Portanto não há um ponto de comparação possível.
    Abraço.
    Francisco - oliterata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conheço os livros da série "A Guerra dos Tronos", nem acompanho o seriado que se baseia neles. Mas, conheço os livros da série "O Senhor dos Anéis" e assisti a todos os filmes baseados na obra de J.R.R. Tolkien e acho sensacionais. Sendo que meu menos favorito dos três é "As Duas Torres", que considero chatíssimo!

    ResponderExcluir
  3. Kamila

    "As Duas Torres" foi o único caso de filme que me fez dormir no cinema rs
    Mas esse ano assisti as versões estendidas dos três e adorei todos!
    Olha, eu li os livros no começo da adolescência (faz um tempo razoável já rs) e os achei bem enfadonhos, embora interessantes. Outros amigos compartilham do mesmo pensamento, mas acho que preciso dar uma nova olhada.
    Recomendo muito a leitura da saga do Martin! Os livros são fantásticos! :)

    ResponderExcluir
  4. Para o meu gosto pessoal, As Crônicas de Gelo e Fogo é mais agradável, a leitura flui muito melhor.

    Mas não podemos descartar a importância de JRR Tolkien para toda uma geração de ficção fantástica que surgiu depois dele.

    O que me desagrada e muito são pessoas que por conta de seu gosto pessoal jogam uma obra na lama para enaltecer a outra como já vi acontecer com Star Wars e Senhor dos Anéis. Obras que não se comparam comparadas apenas para mostra que uma é melhor (para aquele que gosta) e a outra não presta.

    Li praticamente todos os livros do Tolkien, acho que tem dois ou três que parei de ler. Mas Martin me agrada muito mais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, estou mesmo precisando ler essa séria aí pra ter minha própria opinião. Mas gostei do seu texto, sem tomar partido de nenhum dos lados.
    Eu comprei a série e vou ler em breve. Quando terminar, volto aqui pra dar minha opinião de verdade.

    E, cara, nos conhecemos? Você tem meu blog e o um de outro conhecido meu (Notas de Literatura) no seu blogroll.

    ResponderExcluir
  6. Covil do Orc

    Eu recomendo bastante Guerra dos Tronos! Acredito que você irá gostar.
    Então, eu conheci o seu blog quando você colocou no seu blogroll o meu outro blog, o "Reflexão Geral". Já o "Notas de Literatura" foi recomendado por uma amiga.

    Quando tiver lido o Guerra dos Tronos volte sim e deixe a sua opinião.

    ResponderExcluir
  7. Sybylla

    É verdade, existe muito disso! Acho infantil esse comportamento... Me lembra a disputa travada por meninas/os adolescentes, de um lado dizendo que Restart é a melhor banda e, de outro, que na verdade Cine é a melhor.

    Enfim... Essa analogia não é muito boa, pois ambas as bandas são uma porcaria rs
    Mas existe sim esse negócio de querer desqualificar...

    ResponderExcluir
  8. Ah, você é o cara do excelente Reflexão geral. Faz tempo que não passo por lá. Qualquer apareço pra ler alguma texto novo.

    E sim, assim que terminar de ler a série, não só passo por aqui, como escreverei um post pro Covil também. Abraços!

    Snaga

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, a exposição ficou bem clara. Fico chateada quando as pessoas vêm falar comparando ambos. De fato, não há o que comparar.

    Na minha opinião, nada bate LOTR. embora esteja adorando As Crônicas, a majestade de Tolkien é inalcançável.
    Mas como tu dissestes, existem pontos muito distintos entre as obras, e cada uma tem seu charme específico.

    Adorei o blog, estou seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      Então, é meio infantil mesmo querer determinar, nesse caso, qual é melhor ou pior. Cada um gosta mais daquele mais o agrada. É o que acontece entre meus amigos: alguns gostam mais de LOTR e outros, mais de GOT. Eu gosto muito dos dois! rs

      No momento estou lendo Tormenta de Espadas e estou adorando também!

      Fico feliz que tenha gostado do blog! Obrigado por seguir :)

      Abraço

      Excluir
  10. Adoro os dois! Não sinto necessidade de fazer qualquer comparação!São de épocas diferentes e são os dois fantásticos! Precisávamos era de mais escritores assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Existe essa briguinha boba em relação a qual livro é melhor, como se fosse necessário ou fizesse algum sentido essa disputa. Como você disse, são livros diferentes, de épocas diferentes e com propostas diferentes. Não há motivo para comparar.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...