segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os 13 Porquês – O que uma morta tem a dizer (Análise)


Os 13 Porquês - Jay Asher

Não sou nenhum adepto de leituras que possuem adolescentes (juvenis em geral) como público alvo, mas dadas as entusiasmadas recomendações de um amigo, resolvi ler. Achei o livro comovente, envolvente e extremamente pertinente.

A história começa com um garoto - Clay Jensen  - encontrando uma caixa, na porta de sua casa, endereçada a ele; ao abri-la, depara-se com fitas cassetes. Nessas fitas, Hannah Baker, uma ex-colega de classe, falecida há poucos dias, discorre sobre os motivos que a levaram a suicidar-se. Ele, Clay, é um desses motivos e precisa ouvir fita por fita para saber de que forma influenciou nesse desfecho trágico.

Jay Asher desenvolve tudo de forma bastante simples, sempre se atendo e explorando de forma eficiente as personagens centrais e as que compõem toda a bola de neve que culminará no suicídio de Hannah. Descrições detalhadas das características físicas das personagens e cenários são deixadas de lado. Nesse caso, isso é um ponto positivo, pois faz com que a fluidez seja mantida e que em momento algum o leitor se sinta fatigado ou entediado.

Os protagonistas são Clay e Hannah, um deles está morto, e à medida que vamos nos aprofundando nos acontecimentos, começamos a desejar que alguma explicação mirabolante traga a menina de volta. Em suma, queremos um final feliz para a garota.

Empatia, pena, tristeza e inconformidade serão reações comuns àqueles que lerem o livro, com exceção, é claro, dos desprovidos de sentimentos. Já envolvidos na teia de relações, sentimentos e expectativas, uma coisa nos é recorrente: “Isso não precisava ter acontecido”.

Só ao fim entendemos a mensagem de Asher. E ela é clara.


Thirteen Reasons Why

3 comentários:

  1. Olá, eu li esse livro e ele realmente mexeu comigo, sobre pensar como é sua atitude com os outros pois simples acontecimentos do dia-a-dia fizeram Hannah se matar. Esse foi com certeza uns dos melhores livros q já li e não vou esquecê-lo pois ele é muito forte e deixa marcas talvez boas, talvez ruins pois depende de cada um. E com certeza te faz pensar sobre suas atitudes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Concordo com você, principalmente no que se trata de repensar melhor nossas atitudes. Muitas vezes, sem nem perceber, machucamos outras pessoas ou não damos a consideração devida. É um livro muito bom para nos fazer pensar e nos importar mais.

      Obrigado pelo comentário! Abraço

      Excluir
  2. alquem tem a biografia da personagem principal Clay Jensen desse livro?

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...