segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os Melhores Filmes com Apelo e Crítica Social Pt.2

Essa é a continuação da lista dos melhores filmes com apelo social. Você pode conferir a Pt.1 “aqui”.

1° O Show de Truman - O Show da Vida (The Truman Show - 1998):

O Show de Truman é uma comédia dramática em que seu protagonista, Truman (Jim Carrey), vive uma vida baseada numa ilusão. Seus amigos, parentes e até seus vizinhos são todos atores. Sua vida é um grande Big Brother no qual tudo gira em torno do consumismo e da espetacularização do banal. É um belo filme, interessante e que trata de temas atuais como a influência da televisão na vida das pessoas.


2° Tempo de Matar (A Time to Kill - 1996):

Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) é preso após matar os homens que estupraram sua filha de 10 anos. O advogado Jake Tyler coloca sua profissão e vida em risco ao tentar defender Carl e livrá-lo da pena de morte. O filme é um retrato da violência, racismo e impunidade da época.





3° Homens de Honra (Men of Honor - 2000):
História real da vida de Carl Brashear. Não posso dizer quem foi ele sem fazer um grande spoiler, então recomendo fortemente que assistam. Cuba Gooding Jr. está ótimo no papel e, no que se trata de atuação, esse é o ponto alto da carreira do ator. Nesse filme acompanhamos a luta extenuante de Carl Brashear contra toda uma sociedade que o julga incapaz de alcançar suas metas.



4° O Aprendiz (Apt Pupil - 1998):
Todd Bowden (Brad Renfro) é um adolescente de 16 anos que acidentalmente descobre um nazista foragido em sua cidade, Kurt Dussander. É surpreendente observar o fascínio que o garoto desenvolve por Dussander e seu passado macabro. Mais interessante ainda é perceber como a personalidade do rapaz vai ser alterando no decorrer do filme.



5° Pleasantville - A Vida em Preto e Branco (Pleasantville - 1998):
Esse é um dos melhores filmes que eu já assisti e também um dos que mais me surpreendeu. É uma mistura de comédia, drama e fantasia. A princípio a trama é simples e não se espera muito da mesma: dois irmãos, David (Tobey Maguire) e Jennifer (Reese Witherspoon) são sugados para dentro de uma série de TV dos anos 1950. Ambos os irmãos se deparam com um mundo insosso (e em preto e branco) no qual todas as pessoas existem como perfeitos exemplos do famoso American Dream. Ocorre que a presença desses dois jovens, de comportamentos tão diferentes para o lugar, começa a desestabilizar esse mundo de suposta perfeição. O mais interessante de tudo é a o desabrochar dessas personagens e o descobrimento de toda a repressão, conservadorismo, machismo e racismo predominante no lugar e que passa a ser contestado. Há também um desabrochar sexual que é retratado de formas interessantes durante o filme. Se você ainda não assistiu, assista!

6° O Pianista (The Pianist - 2002):

Uma única palavra é suficiente para justificar o nome desse filme nessa lista: holocausto. Essa obra prima de Roman Polanski denuncia, através dos olhos de Wladyslaw Szpilman (magistralmente interpretado por Adrien Brody), as atrocidades perpetradas pelos nazistas. Vencedor de 3 Oscars e da Palma de Ouro.




7° A Onda (Die Welle - 2008):
Filme alemão que adapta uma história real acontecida nos EUA. Rainer Wegner (Jürgen Vogel) é um professor de ensino médio que precisa ensinar seus alunos sobre autocracia e decide fazê-lo através de um experimento prático. O que era para ser uma reprodução controlada do sistema fascista acaba saindo do controle e culminando em sérias consequências.




8° Diamante de Sangue (Blood Diamond - 2006):
Esse filme mostra a origem das belas pedras preciosas que vemos nas vitrines do mundo todo. Essas pedras financiam guerras intermináveis e a morte de inúmeros inocentes em outro continente. Sem falar no trabalho escravo e no uso de crianças em guerras. Leonardo DiCaprio interpreta Danny Archer, homem em busca de uma dessas pedras, enquanto que Solomon Vandy (Djimon Hounsou), uma vítima de todo esse cenário, tenta buscar o filho, ainda criança, que foi recrutado para atuar no exército infantil da RUF (Revolutionary United Front).

9° A Lista de Schindler (Schindler's List - 1993):
Ganhador de 7 merecidos Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia. Steven Spielberg conta a história real do alemão Oskar Schindler, homem que viu uma maneira de lucrar com a 2° Guerra Mundial, utilizando a mão-de-obra barata judia. Mas nesse processo, dando-se conta das atrocidades que estavam sendo cometidas contra os judeus, Schindler passou a trazer para a fábrica o maior número de judeus possível e, quando foi mandando que todos esses judeus fossem enviados para campos de concentração/extermínio, ele criou sua famosa lista, na qual constavam os nomes de todos esses judeus que, segundo ele, eram trabalhadores especializados e indispensáveis para o funcionamento da fábrica. Ele gastou toda a sua fortuna para que essas pessoas pudessem ser salvas.

10° Crash - No Limite (Crash - 2004):

Vencedor do Oscar de Melhor Filme e Roteiro Original, Crash aborda o choque cultural e étnico nos Estados Unidos. O filme intercala diversas realidades e mostra a forma como todas elas se comunicam.


Concorda com a lista? Qual filme você acrescentaria? Fique à vontade para comentar!



5 comentários:

  1. Ótimos filmes, não assisti a todos mas os que assisti, são de grande conteúdo. Adorei o post. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Recomendo bastante todos esses que estão na lista! :)

      Abraço

      Excluir
  2. Nossa, só filmaço!
    Assisti A Lista de Schindler, O Pianista (forte!) e O Show de Truman, que no meu ver é um ótimo filme para reflexão. Diamante de Sangue não cheguei a ver inteiro, mas nota-se que é bom!
    Ótima lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da lista! :)
      Tem algum que você acrescentaria?
      Me falaram hoje do "V de Vingança" e do "Revolução dos Bichos" e realmente se enquadram bem nessa lista.

      Excluir
  3. Vi uns 5 tbm hehe.
    Schindler ta no meu top 10. OP
    E Truman é maravilhoso tbm. Adoro a mensagem desse filme, além de ser bastante criativo e original.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...