segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os Melhores Filmes com Apelo e Crítica Social Pt.1

Para provar que nem tudo gira em torno do que é comercial, faço aqui uma lista com os melhores filmes de apelo e/ou crítica social. A princípio a lista compreenderá três partes e 30 filmes, mas nada impede que ela seja estendida posteriormente em outras partes. Embora a lista esteja ordenada em 1°, 2° e assim por diante, vale ressaltar que é bastante arbitrário querer definir qual filme é melhor ou pior dentre esses que citarei, então encarem todos da mesma forma e os assistam!

1° Hotel Ruanda (Hotel Rwanda - 2004):

Em 1994 ocorreu um dos maiores crimes contra a humanidade. Num curto espaço de tempo (cerca de três meses), em Ruanda, mais de 1 milhão de pessoas foram cruelmente assassinadas. Homens, mulheres e crianças. Foi uma limpeza étnica. Um dos maiores genocídios da história. Em meio a tudo isto estava Paul Rusesabagina, que tal qual Oskar Schindler, salvou quantas vidas lhe foi possível, para isso arriscando a própria. O filme Hotel Ruanda conta a história desse homem e do acontecimento devastador em que viveu.

2° Rede de Intrigas (Network - 1976):

Obra prima dirigida por Sidney Lumet e ganhador de 4 Oscars, entre eles Melhor Roteiro Original. Extremamente atual e cujas críticas ganham ainda mais força nessa era de internet e relações vazias em que vivemos. O filme critica a televisão, a forma como ela existe e a função que ela desenvolveu. Trata do social, de política, de grandes comporações e do uso que fazem de recursos que deveriam possuir objetivos mais nobres. Um dos melhores filmes que já assisti.

3° A Outra História Americana (American History X - 1998):

Não leiam a sinopse oficial! A sinopse oficial simplesmente faz spoiler de todo o filme e resta apenas 4 minutos de acontecimentos inéditos: os créditos finais. Nesse filme acompanhamos o protagonista Derek Vinyard (Edward Norton), um neonazista que acaba na cadeia após assassinar cruelmente um homem negro que tentou assaltar sua casa. É muito interessante vermos o discurso de ódio e toda a degradação que isso gera, tanto para o perpetrador deste comportamento quanto para os que estão ao redor.

O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru No Haka - 1988):

Duas crianças, Setsuko e Seita, precisam se virar sozinhos após a mãe morrer em decorrência de um ataque aéreo sobre a cidade em que viviam. A 2° Guerra Mundial estava próxima do fim, embora no momento eles não soubessem disso, e, portanto, os tempos eram muito difíceis.  O filme é também um retrato de parte da cultura japonesa, exposta no comportamento das personagens. Difícil assistir e não chorar.

5° Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream - 2000):

Um filme perturbador que mostra o resultado das drogas na vida das personagens que as utilizam. Os protagonistas são uma mãe que se vicia num comprimido para emagrecimento receitado imprudentemente e negligentemente por seu médico; e seu filho, que se injeta diariamente junto com seus amigos. Ellen Burstyn interpreta de forma surpreendente a decadência física e mental da mãe, enquanto que o ator Jared Leto não deixa por menos e faz um trabalho magistral ao interpretar o filho. Filme obrigatório e deveria ser assistido por todos.

6° Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire - 2008):
Ganhador de 8 Oscars! Incluindo Melhor Filme, Melhor Direção (Danny Boyle) e Melhor Roteiro Adaptado, sem contar os prêmios técnicos. O mérito do filme está em denunciar de forma não caricata ou estereotipada a situação social na Índia e, além disso, desenvolver, com um roteiro fantástico, uma trama bela e comovente. Sem sombra de dúvidas o filme mereceu todo o reconhecimento que obteve.



7° Mar Adentro - 2004:
Dirigido por Alejandro Amenábar e ganhador do Oscar de Melhor Filme em Liíngua Estrangeira, esse longa espanhol trata da vida de Ramón Sampedro, interpretado pelo ótimo Javier Bardem. Estamos falando aqui da adaptação de uma história real: Ramón, tetraplégico devido a um acidente, após 26 anos sendo capaz de mover apenas a cabeça e necessitando da ajuda de todos para tudo, decide entrar na justiça para conquistar o direito à eutanásia. Ele suscita assim diversos questionamentos morais e filosóficos e coloca em xeque as noções de liberdade.

8° Dogville - 2003:

Dirigido e roteirizado pelo polêmico Lars von Trier, Dogville traz todo um estranhamento ao fugir completamente do padrão e surgir de maneira totalmente singular. Nicole Kidman interpreta Grace Margaret Mulligan, mulher que, perseguida pela máfia, encontra abrigo em um pequeno vilarejo. Os habitantes do local, que de início mostraram-se solícitos e amigáveis, de forma gradativa passam e esboçar atitudes e comportamentos completamente dissonantes com a imagem que criaram de si próprios no início.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, Central do Brasil entra nessa lista exatamente por explorar o abandono pelo qual o Nordeste sofria e ainda sofre. No filme o garoto Josué se vê perdido após perder a mãe num trágico acidente de ônibus. Com a ajuda de Dora (Fernanda Montenegro), mulher que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, Josué partirá em busca do pai que nunca conheceu, na esperança de encontrar um lar.


10° O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener - 2005):
Justin Quayle (Ralph Fiennes) é um diplomata britânico que vive na África e que após o assassinato de sua esposa (interpretada por Rachel Weisz) acaba por se deparar com uma grande empresa farmacêutica que não conhece limite ou moral. Ele buscará os assassinos de sua mulher e, no percurso, verá toda a miséria e exploração que os habitantes dessa região da África vivem e como são tratados como animais descartáveis por instituições que deveriam ajudá-los. Rachel Weisz ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por esse papel.


Leia a continuação da lista: Os Melhores Filmes com Apelo e Crítica Social Pt.2

6 comentários:

  1. Vi só uns 5, mas a lista ta muito boa. É um tema bastante vasto...tem muito filme com crítica social. Espero ver os filmes de Bill Wilder nas próximas lista, mestre em fazer críticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :) Fico feliz que tenha gostado. Recomendo bastante todos esses filmes da lista. Assista quando puder.

      Abraço

      Excluir
  2. Quem Quer Ser um Milionário realmente faz jus a todas as loas recebidas! Ótimo filme. Gostei muito desta lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava fazendo pouco desse Quem Quer Ser um Milionário... Puro preconceito! rs Quando assisti achei fantástico! Só estranhei aquela dancinha no fim do filme, mas aquilo não estraga não. E me disseram que é comum que haja isso nos filmes indianos rs

      Excluir
  3. Faltou aí ''O senhor das moscas'' e ''Clube da luta''...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Clube da Luta está na Pt.3 da lista. O Senhor das Moscas eu ainda não assisti. Assistirei :)

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...