quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Primeiras Leituras da Infância

Estava tirando o pó de uns livros na prateleira quando me deparei, bem no canto da mesma, com uma “seção nostalgia” organizada por mim há vários anos e da qual eu nem me recordava muito. Pois bem, resolvi dar uma olhada nesses livros, revistas e quadrinhos que estavam amontoados todos juntos. Lá estavam alguns dos primeiros livrinhos que li, entre outras coisas que marcaram minha infância, como quadrinhos da Turma da Mônica e HQs de super-heróis. Bom, joguei tudo na cama e tirei algumas fotos e vou mostrá-las aqui. São coisas que eu lia entre meus 4 e 7 anos de idade.
Fogo no Céu

Fogo no Céu: É um livro ilustrado e também a primeira coisa que me lembro de ter lido. Acredito que por volta dos quatro anos. Me recordo de estar com a minha mãe ao lado auxiliando nas palavras que eu tinha dificuldade ou que não entendia. Nostalgia total.


Fogo no Céu

Uma pessoa que representa algo que foi muito marcante na minha infância é o Mauricio de Souza, o criador da Turma da Mônica. Sei lá quantas incontáveis horas eu passei apreciando os quadrinhos dele, mesmo quando ainda não sabia ler.
Turma da Mônica
Magali
Cebolinha
Eu lembro quando foi minha introdução no mundo das HQs de super-heróis. Uma excursão escolar, isso quando eu estava na primeira série do ensino fundamental, levou minha sala para um estúdio de criação de cartoons e lá nós assistimos vários profissionais trabalhando e desenhando. Foi tão fascinante que poucos anos depois eu entrei num curso de mangá. Enfim, na hora da despedida, eles permitiram que cada aluno levasse para casa três HQs. Abaixo estão as três que eu levei – bastante alegre – para casa.
HQs - Wolverine, Batman e X-Men

Esses seguintes eu também amava. Pela manhã eu os levava para a cama, me enrolava na coberta, e ficava apreciando-os até que alguém conseguisse me tirar de lá.
Rei Leão, Aladim, Mogli, Bambi e Branca de Neve
Livrinhos Ilustradoss - Fogo no Céu, Lebrinha e Lebrete, Ida e Volta e Corcunda de Notre Dame
Preenchi por completo esse álbum com todas as figurunhas.
Frajola e Piu-Piu, Almanaque Disney, Pokémon (aqui já era uma criança um pouquinho mais velha) e Robocop

E abaixo mais alguns que eu lia. Minha mãe sempre me presenteava com livrinhos, revistas etc.
Quadrinhos do Zé Carioca e Pernalonga
HQ do Máskara
"O que é, O que é?" e revista com curiosidades sobre Dragonball e dicas de como desenhar
Microcólus - Eu achava esse aqui meio maluco e me perguntava como seria possível uma criança com um buraco na barriga

Todos esses representam um pedacinho bastante gostoso da minha infância e dos meus primeiros contatos com a leitura. Claro que existiam muito mais, mas como vocês devem saber, poucas coisas (livros, brinquedos etc.) sobrevivem à nossa infância. Você lembra como foi o seu início no mundo da leitura?

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pena que meus pais tem um sistema de "reciclagem" de coisas boas. Cds, livros, filmes, nunca ficavam muito tempo lá em casa, logo se arranjava alguém que poderia gostar e se doava.
    Não lembro de ler muito antes de me mudar de cidade. A minha turma do colégio não era muito receptiva, digamos (eu tinha uns 8 anos), então eu frequentemente ficava na biblioteca ou pelos cantos com livros. Lembro de ler a série do pequeno detetive (não lembro se era esse o nome da série, na verdade :/), e alguns do Josten Gaarden e do Paulo Coelho, hehe. Isso lá pela segunda, terceira série...
    Antes, lembro só de um livro "pimenta no cucuruto" que eu fazia minha mãe ler pra mim quase toda noite. :P

    ResponderExcluir
  3. Nossa, 2°/3° série você já lia Jostein Gaarder? Eu só fui ler um livro dele (O Mundo de Sofia) quando tinha 13 anos.

    Eu era bastante possessivo e era muito difícil minha mãe conseguir se desfazer de algo meu rs
    Até hoje me lembro do travesseiro com o símbolo de "proibido fumar" que ela jogou fora, pois já estava apodrecendo de tão velho. Isso eu tinha uns 4 anos. Mas da infância a única coisa que restou foram esses livros mesmo, ah, e os cadernos com as histórias que eu escrevia hehe

    ResponderExcluir
  4. Demais!! Nostalgia pura!!
    Uma das revistas da Mônica eu tenho em casa!

    ResponderExcluir
  5. Como toda criança, eu comecei lendo gibis. Minha mãe deixava o troco do pão pra mim e eu corria pra comprar na banca.

    Em seguida veio a escola. Éramos estimulados a ir uma vez por semana na biblioteca para pegar livros. Desde a 1ª série era assim. Leitura sempre acompanhando. E em casa sempre tinha livro.

    Hoje, viver sem é impossível. =D

    ResponderExcluir
  6. Sybylla

    Eu também fazia isso! Ou quase isso... Minha mãe me dava dinheiro pra ir comprar pão, mas eu sempre comprava alguns a menos e guardava algo em torno de 25 centavos todos os dias. Acabava que através desse sistema eu conseguia comprar pelo menos duas mangás todo mês e ainda sobrava um pouco pra comprar alguns doces rs

    Hoje também não consigo viver sem livro. Sempre (SEMPRE) estou lendo algum livro :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...