sábado, 8 de outubro de 2011

Filmes Sobre a Mente

Existem muitos filmes em que o quesito psicológico das personagens é abordado; em geral esses são os meus filmes favoritos.  Mas aqui não quero falar simplesmente dos filmes em que o psicológico é explorado, mas sim daqueles em que a questão da mente é um dos fatores centrais, senão o principal.
Para isso farei uma lista com os filmes que considero os melhores nesse estilo. Embora seja uma lista, ela não está numa ordem de 1°, 2° etc. Está de forma aleatória.
O 13° Andar (The Thirteenth Floor - 1999)

“Penso, logo existo”. É com essa máxima de Descartes que o filme se inicia. Uma equipe de cientistas cria um mundo virtual no qual seus habitantes possuem a capacidade de pensar e de conviver entre si. Eles estão alheios ao fato de serem produtos de um programa de computador. Quando um desses cientistas entra em contato com um dos habitantes dessa realidade virtual as coisas se complicam.

A Origem (Inception - 2010)

Nesse filme vemos a atuação de um grupo peculiar de ladrões. Eles entram nos sonhos de suas vítimas e roubam informações preciosas.
É fascinante ver como tudo é representado e, mais interessante do que isso, as perturbações do protagonista Cobb (Leonardo Dicaprio) que esconde múltiplas camadas de complexidade psicológica. A trama do filme se desenvolve quando assumem a missão de inserir uma ideia na mente de uma pessoa, sem que ela saiba. Um ótimo filme para quem gosta de pensar.


Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind - 2004)

Joel Barish (Jim Carrey) descobre que sua esposa Clementine (Kate Winslet) o deletou (literalmente) de sua mente e então resolve fazer o mesmo.
Para isso ele vai à mesma clínica que sua esposa foi.
No decorrer do processo Joel muda de ideia, mas está sedado e impossibilitado de manifestar esse desejo. Como alternativa, ele tenta levar as lembranças da sua amada para suas memórias mais antigas e desvinculadas, na esperança de mantê-la viva em sua mente após o procedimento. Um belo filme e uma fantástica viagem psicológica.


Amnésia (Memento - 2000)

Após o brutal assassinato de sua esposa, Leonard (Guy Pearce) perde a capacidade de se lembrar por muito tempo de qualquer coisa posterior ao homicídio. Trata-se de uma doença real e intrigante.
Mesmo com essa deficiência Leonard investiga o assassinato em busca do culpado. Ele tatua seu próprio corpo com informações importantes sobre a investigação e utiliza uma câmera para registrar eventos e dados.
Aos poucos vamos entendendo o funcionamento de sua mente e desvendando seu raciocínio.


Vanilla Sky - 2001
David Aames (Tom Cruise) é um homem jovem, belo, narcisista e apaixonado que, ao entrar no carro junto com a sua amante, acaba tendo a sua vida tirada bruscamente dos trilhos. Ela - a amante - num ato de extremo ciúme e ódio joga o carro com os dois dentro contra a barreira de um viaduto. Aames sobrevive, porém com o rosto desfigurado. Seu mundo cai diante de seus olhos e sua vida parece perder o significado. É nesse ponto que a confusão o consome e tudo ao seu redor parece embaralhado.

Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich - 1999)
Craig Schwartz encontra no andar sete e meio do seu emprego um portal para a mente de John Makovich, podendo ver e sentir tudo o que ele faz. Roteiro esquisitérrimo de Charlie Kaufman.





Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind - 2001) *Esse eu acrescentei depois da recomendação da Mari.

Nesse filme vemos a história real do ganhador do Nobel, John Nash. Não posso dizer muita coisa, pois dessa forma correria o risco de fazer algum spoiler, mas ressalto que este filme entra nesta categoria por diversos motivos, que vão desde o brilhantismo de John, aqui interpretado por Russel Crowe, até toda a confusão que isso desperta. Ganhador de cinco Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.


Onde Vivem os Monstros (Where The Wild Things Are - 2009)
Após receber uma bronca de sua mãe, Max, um garotinho rebelde, refugia-se na sua própria mente, criando um mundo ideal, no qual todos gostam dele.
É interessante perceber que nesse mundo todas as criaturas encarnam aspectos da personalidade do menino. Vemos personagens carentes, irritados, agressivos, rebeldes, tristes, alegres etc. Uma forma bonita e interessante de representar a mente de uma criança em fase de amadurecimento.


Quando Fala o Coração (Spellbound - 1945)
Edwardes é contratado como o novo diretor de uma clínica para doentes mentais, mas logo sua identidade é posta em xeque quando começam a suspeitar de quem ele diz ser. Ele então foge, confuso e sem saber ao certo quem é; não se trata de um charlatão, pois ele realmente acreditava no que dizia. No processo de fuga, Constance, uma médica psiquiatra, o acompanha, arriscando-se, na tentativa de tentar fazer com que ele lembre sua própria identidade. As teorias de Freud estão presentes na base da trama e é interessante acompanhar todo o desenrolar desse filme que é um misto de gêneros: romance, suspense e até um pouco de ação. Ótima obra de Hitchcock.

8 comentários:

  1. Lembrei-me agora da "Janela Secreta", em que um escritor se sente atormentado por um homem que constantemente o acusa de ter plagiado seus escritos. O desdobramento da história é aterrorizante, mostrando as armadilhas que nossa própria mente pode construir.
    Como também Uma Mente Brilhante

    Boa a sua lista, a maioria dos filmes eu não conhecia.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, é mesmo...
    Tinha esquecido desses dois.
    Acho que vou acrescentar o "Uma Mente Brilhante" na lista. Se tiver mais recomendações, é só dizer.

    ResponderExcluir
  3. Ah, lembrei de mais um, mas não recordo o nome em português: "Hide and Seek", com a Dakota Fanning. No filme,o pai da menina relata a mesma tendo problemas com um amigo imaginário, mas ao final do filme é que se percebe o que realmente está ocorrendo.
    Seu blog é ótimo, continue!

    ResponderExcluir
  4. Ah, o nome desse filme é "O Amigo Oculto".
    Vou tentar atualizar a lista ainda hoje. Muito obrigado pelas dicas e pelo elogio!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Esqueceram de um filme, muito importantíssimo... Clube da Luta manow! Muito bom, rs.

    ResponderExcluir
  6. Ei, tem Laranja Mecânica também! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Oi! O Clube da Luta eu não coloquei pois, embora seja um dos meus filmes favoritos e o aspecto psicológico seja tratado também, ele não se enquadra muito bem nessa categoria de "fimes da mente" que eu criei. Clube da Luta é mais um suspense psicológico muito bem construído do que um filme sobre a mente em si.

    Se depois eu fizer uma lista com os filmes de maior apelo psicológico, aí eu colocarei ele na lista :)

    Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  8. identity, com john cussack; matrix; dark city, de alex proyas; entre tantos outros,

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...