quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Melhores Romances do Cinema Recente Pt. 1

Existe bastante preconceito contra romances e até bastante machismo em torno disso, como se esse fosse um gênero apenas para mulheres e homens afeminados. Mas a verdade é que existem sim romances muito bons. Farei então aqui uma lista com filmes desse gênero, do cinema recente (1990 em diante), que considero os melhores. Ao final deixarei também algumas menções honrosas.


1° Amor Além da Vida (What Dreams May Come - 1998)
Em primeiro lugar temos a história de um homem que deixou o paraíso para ir buscar sua amada no inferno. Existe algo mais romântico que isso?
O protagonista é Chris Nielsen (Robin Williams), que perde seus dois filhos num acidente de carro; quatro anos depois ele próprio morre também num acidente do mesmo tipo. Nielsen vai para o paraíso, que é mostrado como sendo uma composição de vários mundos, cada um referente aos anseios de cada pessoa. É muito lindo ver como tudo é representado e o filme ganhou um Oscar bem merecido de Melhores Efeitos Visuais por isso.
Quando sua mulher sucumbe ao sofrimento, tira a própria vida e é condenada ao inferno, ele irá arriscar tudo para ficar a seu lado.


2° Cidade dos Anjos (City of Angels - 1998)
Filme que marcou tanto pela ótima e sensível história apresentada, quanto pela trilha sonora, que é memorável. Nicolas Cage, interpretando Seth (o Anjo), está num ótimo momento nesse filme e consegue nos convencer. Meg Ryan não fica devendo em nada. Na trama, Seth, o anjo, perambula pela terra consolando aqueles que estão prestes a morrer, enquanto que Maggie, interpretada pela supracitada Meg Ryan, é uma médica cirurgiã que possui uma grande dificuldade em lidar com a morte. No momento em que Maggie perde um paciente, Seth a conhece e a partir daí um intenso sentimento entre ambos os atrairá. O desfecho do filme foge dos clichês, sem, no entanto, deixar de ser belo e cativante. Nomes como Sarah McLachlan, Alanis Morrisette e Goo Goo Dolls marcam a trilha sonora e eternizam o filme em nossa mente.

3° Antes do Amanhecer (Before Sunrise - 1995)
Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conhecem em um trem, pela Europa. Num ímpeto romântico Jesse convence Celine a descer na mesma estação que ele, para que passem a noite juntos, já que ele voltará para os EUA pela manhã. É um filme singular que mostra o nascimento de uma paixão de uma forma verossímil e interessante. O filme é todo focado no diálogo entre ambos e isso é bastante surpreendente, pois acompanhamos o recém “casal” pelas ruas, conversando, rindo e se abrindo um com o outro, de forma extremamente espontânea e real. Não se trata de um romancezinho meia boca com clichês transbordando pelas bordas, mas sim de uma obra prima que nos lembra da faceta positiva e feliz de uma paixão.

4° Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset - 2004)
É a continuação de Antes do Amanhecer. A verdade é que ele está na quarta colocação por uma pura questão cronológica, pois não sei dizer qual dos dois filmes é melhor; alguns dizem que é o segundo.
Não posso resumir muito bem, pois faria spoiler do primeiro filme, mas a questão é que aqui vemos os personagens se encontrando novamente após longos nove anos. O esquema de filmagem e desenvolvimento é semelhante e centrado nos diálogos. Acompanhamos os dois pelas ruas de Paris, enquanto colocam o assunto “em dia” e se aprofundam num vínculo que parecia adormecido.


5° Titanic - 1997
Sim! Titanic! Eu sei que hoje em dia não pega muito bem falar desse filme e que ele se tornou uma espécie de sinônimo para breguice, mas é inegável o fato de que ele é sim um grande romance, e não apenas isso, como também um grande filme. Não foi à toa que ele conquistou onze oscars!
Sei que todo mundo já assistiu esse filme, mas farei uma descrição mesmo assim: vemos dois indivíduos, Jack (Leonardo Dicaprio) e Rose (Kate Winslet), provenientes de classes sociais distantes (mocinha rica, garoto pobre), que se apaixonam no navio e precisam enfrentar o noivo arrogante de Rose.
O ponto máximo do filme, obviamente, se inicia quando o navio se choca contra um iceberg (isso não é spoiler!) e o navio começa a naufragar.
Só um adendo: até hoje eu acho que os dois cabiam perfeitamente em cima daquela madeira... Não me conformo.


6° Ghost - Do Outro Lado da Vida (Ghost - 1990)
Sam (Patrick Swayze) acaba sendo assassinado ao sair com sua mulher de uma peça de teatro. Mas seu espírito permanece na terra.
Através de uma médium (Whoopi Goldberg) ele vai tentar descobrir o que aconteceu. É uma história de amor sobrenatural que marcou a década de 90 e até hoje é impossível ouvir a música Unchained Melody (tema do filme) e não sentir uma sensação de nostalgia.


7° Quando um Homem Ama uma Mulher (When a Man Loves a Woman - 1994)
Michael (Andy Garcia) e Alice (Meg Ryan) são casados e, junto com suas duas filhas, formam uma família comum. Mas tudo parece desmoronar quando o problema de Alice com o álcool começa a se agravar. É um filme que mostra como o amor do marido por sua mulher é capaz de passar por cima das dificuldades e intempéries.

Veja a Pt. 2 da lista “AQUI".

4 comentários:

  1. Dessa lista o que eu mais gosto certamente é Quando um homem ama uma mulher. Achei um enredo muito contundente, que mostra uma realidade para diversas famílias com parentes alcoólatras. E foi uma face da Meg Ryan que até então ninguém tinha visto.

    Também sou muito fã de Cidade dos Anjos, outro com ela. É um amor muito bonito com um final muito triste.

    Mas Amor Além da Vida confesso que eu detestei. Não sei porque.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Depois de fazer a lista bateu uma vontade de rever o Amor Além da Vida. Sentei e assisti novamente, aproveitando que é feriado... Acho que eu gosto por me sentir cativado por toda aquela situação de dor e solidão das personagens. E final feliz de vez em quando faz bem hehe

    A Meg Ryan realmente se superou no Quando um homem ama uma mulher. Aliás, preciso rever.

    Cidade dos Anjos é um dos meus filmes prediletos e aquela trilha sonora é muito boa! Nunca cansei.

    Valeu pelo comentário!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. "Só um adendo: até hoje eu acho que os dois cabiam perfeitamente em cima daquela madeira... Não me conformo"
    Eu também penso assim, foi uma morte perfeitamente evitável a do "mocinho" da história.
    Nunca assisti "Quando um homem ama uma mulher", mas agora fiquei curiosa, rs. Vou assistir.
    Ah, estou respondendo a um desafio no meu blog, e tive de escolher algumas pessoas para responde-lo... que achas?
    http://devaneiosedesvarios.blogspot.com/2011/10/desafio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, assista sim. É muito bom!
      E sobre o Titanic, acho que assistirei de novo agora que ele vai voltar pros cinemas m 3D. Eu só assisti na TV e não custa nada (na verdade custa um pouquinho rs) dar uma conferida nos cinemas.
      Abraço

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...