sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos - Por Fernando Borges Pt.1

Como já diz no título, essa é uma lista pessoal e não reflete a opinião de todos e muito menos dos demais publicadores do blog.
 1° Vanilla Sky (2001)
Dirigido por Cameron Crowe, Vanilla Sky é uma refilmagem do filme Abre Los Ojos (1997) e conta a história de David Aames (Tom Cruise). Aames é um jovem que herdou a fortuna dos pais e vive uma vida baseada num hedonismo puro e inconsequente. Atormentado com a ideia da velhice e com a perda da juventude e beleza, um mero fio de cabelo branco é suficiente para deixa-lo perturbado. Sua vida muda (não necessariamente para melhor) quando sua amante enciumada e possessiva suicida-se jogando o carro com ambos dentro contra a barreira de um viaduto. Aames sobrevive, porém, com o rosto desfigurado. Começa então uma viagem de confusão na qual o protagonista entra em conflito com a sua própria realidade.
2° Amnésia (Memento - 2000)
Aqui somos apresentados ao mundo bagunçado e quase surreal de Leonard Shelby (Guy Pearce). Sua mulher foi estuprada e assassinada e, desde então, sua mente se tornou incapaz de guardar novas informações. Ele se lembra de tudo anterior ao assassinato, mas não consegue armazenar nada posterior ao mesmo. Tudo o que ele faz, tudo o que ele vê ou ouve, qualquer informação nova, permanece em sua mente apenas alguns segundos e se esvai. Desesperado em busca da solução da morte brutal de sua mulher, ele usa uma câmera Polaroid, anotações e tatuagens em seu próprio corpo para, aos poucos, ir montando este quebra-cabeça que o atormenta. É o primeiro trabalho do diretor Christopher Nolan.
3° O Pianista (The Pianist - 2002)
Obra prima de Roman Polanski, indicado a sete Oscars e ganhador de três (Melhor Ator, Diretor e Roteiro Adaptado), O Pianista conta a história real do pianista Szpilman, polonês que sobreviveu à invasão alemã durante a 2° Guerra Mundial e ao holocausto.
Um pequeno retrato da capacidade que o humano possui de ser cruel e, ao mesmo tempo, de resistir e lutar pela própria sobrevivência.

4° Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind - 2004)

Um dos poucos filmes dramáticos de Jim Carrey. Se fosse possível eu colocaria O Show de Truman e este na mesma colocação. Aqui Carrey interpreta Joel Barish, homem singular e um pouco inseguro que ao descobrir que sua esposa o deletou de sua mente, literalmente, resolve passar pelo mesmo procedimento. Enquanto suas memórias com sua esposa estão sendo apagadas ele se dá conta que não quer que isso aconteça, mas sedado e jogado no mundo de suas lembranças, o máximo que consegue fazer é deslocar lembranças felizes (ou não) com sua esposa para lembranças antigas e desvinculadas. Lindo filme de Michel Gondry e roteirizado por Charlie Kaufman, Michel Gondry (também) e Pierre Bismuth. Ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original.
5° A Outra História Americana (American History X – 1998)
A sinopse oficial deste filme revela muito mais do que deveria, então vou dizer apenas o básico. Edward Norton interpreta Derek Vinyard, líder de uma gangue neonazista que se depara com novos pontos de vista e conceitos que ele próprio negava. O interessante do filme é acompanhar o comportamento do protagonista e perceber sua forma de encarar o mundo e como isso afeta aqueles ao redor. Norton foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por este filme.

 

Confira a continuação da lista “aqui”

5 comentários:

  1. Eu assisti o pianista e concordo com sua resenha. É realmente um filme que merece ser assistio, faz a gente pensar e compreender muito sobre a época que retrata.
    Não assisti o "Brilho Eterno...", mas já vi o Show de Truman, e recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Só tem filme americano! :( E tá faltando Amelie Poulain! haha, como fã do cinema francês, assista Le Petit Nicolas...!! :D

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de muitos filmes franceses, como o Amelie Poulain que você citou, mas os meus 10 favoritos são predominantemente norte-americanos mesmo.

    Mas tem diversos outros, japoneses, sul coreanos, alemães, franceses, britânicos etc. que eu adoro e que entrariam na lista se eu tivesse feito um TOP 20 ao invés de um TOP 10.

    ResponderExcluir
  4. Também já assisti o pianista, e lembrando de quanto os Judeus foram maltratados (maltratados ta muito leve, Escumungados,Humilhados,e etc fica melhor) a gente para e reflete sobre a vida que a gente tem.E olha que eu sou meio nova pra falar esse tipo de coisa!!

    Nome:Brenda
    Idade:13 anos

    Amei o filme, e vou ver os outros eu volto pra comentar aki :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda.
      O Pianista é realmente muito bom e a atuação do Adrien Brody nesse filme é surpreendente. Tem que ser muito frio pra não chorar.

      Tava olhando os filmes da lista e acho que todos são meio pesados pra sua idade, mas acredito que dentre eles o "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" seja o mais fraquinho. Até dei uma olhada aqui e a Classificação Indicativa dele é de 14 anos em diante.

      Já um que eu acho que tá blz pra sua idade e é um dos melhores que eu já assisti na vida é o "O Show de Truman". Se esse fosse um TOP 11 eu tinha colocado ele.

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...