segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Espíritos - A morte está ao seu lado (Shutter)

Já vou avisando que sou um super fã do filme e que é o meu preferido dentre todos os que vi, terror ou não.

O filme é incrível por vários motivos, dentre eles claro a história e seu desfecho surpreendente e aterrador. Pra quem quiser saber assista ao filme, pois vou falar apenas dele como um todo sem revelar nada que comprometa a diversão.

O personagem principal é um fotógrafo que tem uma vida comum e uma namorada. Numa noite voltando de carro com ela após uma festinha à noite, acidentalmente atropelam uma pessoa, aparentemente uma mulher. Ela parece ter morrido e como não havia ninguém por perto, o medo de serem pegos fala mais alto e os dois decidem fugir sem prestar nenhum tipo de socorro. Com o passar do tempo a culpa começa a atormentar os dois, em especial ela, e a relação fica estranha. Mas logo não apenas a culpa vai atormentá-los, pois nas fotos que ele passa a tirar após o acidente começam a aparecer coisas estranhas. E como se não bastasse as coisas estranhas passam a acontecer também com ele e a namorada. A suspeita é claro, é a de que um fantasma os atormenta.

Esse é o pontapé inicial do filme que se desenvolve com grande tensão durante todo o tempo e reviravoltas surpreendentes que não deixam o espectador tirar os olhos da tela. As cenas são de tirar o fôlego e a expectativa do que vai ocorrer é imensa. A história pode parecer relativamente comum e parecida com alguns filmes de terror japoneses (este é tailandês), no entanto alguns pontos o destacam dentre outros.

A história tem todo um drama por trás que é tão importante quanto o terror e o suspense. O suposto fantasma que os persegue não é apenas algo que surgiu do nada como em muitos filmes. Ele parece ter uma relação com o personagem principal e não se sabe bem o que é. As cenas de tensão são muito bem feitas, e é difícil de imaginar quando vem a próxima surpresa. Enquanto em muitos filmes após um susto há um certo momento de relaxamento,(exemplo: se ve um fantasma de relance e logo depois ele some) nesse isso nem sempre é seguido, tendo cenas em que após um susto o terror persiste e não vai embora após algum tipo de relance. É um terror psicológico e inteligente. Além disso as surpresas não só nas cenas de terror. Muitas vezes o susto é em relação a um personagem e algo que ele já fez. Não se sabe se tudo o que é dito é verdade e há muitos segredos escondidos por trás de suas ações.

Algumas cenas para dar um exemplo de como é mais ou menos o filme são as seguintes: Uma série de suícidios começam a ocorrer de modo misterioso(o modo como são mostrados é simplesmente genial).  Num certo momento em que o personagem faz a revelação de seus filmes fotgráficos na sala escura, estando sozinho em casa sua namorada entra e se aproxima dele. Nesse momento o telefone toca e ele vai atender, e quem é ao telefone? Sim. Sua namorada. Mas quem ou o que estava com ele na sala naquela hora? Além disso há uma cena esplêndida em que ao fugir de algo em um prédio ele desce desesperado as escadas do edifício. Quando ele começa a descida está no quarto andar, mas após descer todo um lance de escada percebe que continua no mesmo quarto andar...

Enfim um filme imperdível pra qualquer um que curte filmes de terror,(e mersmo pra quem não curte) com a cena final mais surpreendente e genial já feita na história dos filmes. A cena é incrivelmente bem feita tanto nas imagens como também na trilha aterradora e perfeita. A surpresa não é simplesmente jogada de qualquer jeito. Ela tem toda uma relação com a história e com vários acontecimentos no decorrer do filme. A idéia e o modo como é mostrada fazem esse filme ser na minha opinião o melhor de todos os tempos. Além disso sua qualidade é indiscutível, pois o roteiro é genial no verdadeiro sentido da palavra, a direção é simplesmente perfeita e tudo isso é acompanhado de ótimas atuações, uma fotografia formidável q combina totalmente com o filme e uma trilha arrasadora. Um filme realmente maravilhoso em todos os sentidos. Não deixe de conferir!

2 comentários:

  1. Não sou muito fã dos filmes de terror, e para mim a nacionalidade do terror é espanhol, e tem um parente asiático e quando tira férias é que vai para hollywood. Entretanto, fiquei com a curiosidade atiçada pela tua descrição. Vou ver o filme e depois fazer aqui o meu parecer.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o fato de o Leandro ser fascinado por cultura asiática influência 100% no fato de ele considerar este o melhor filme que ele já assistiu.

    Eu assisti e gostei bastante, principalmente da revelação final que é simplesmente perturbadora e, deve-se acrescentar também, ligeiramente engraçada. Mas é genial, de fato.
    O filme como um todo é bom, mas pra mim O Exorcista(1973) continua sendo o melhor filme de terror de todos os tempos.

    A versão americana de Espíritos não é tão boa, mas é assistível.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...