sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Namorados para Sempre e 500 Dias com Ela

Mensagens semelhantes, auras diferentes.

Namorados para Sempre (Blue Valentine) e 500 Dias com Ela ((500) Days of Summer) não possuem apenas a mensagem em comum, mas também a forma não linear pela qual ambas as histórias são contadas.
Namorados para Sempre
Em Namorados para Sempre, do diretor Derek Cianfrance, somos apresentados logo de início a um casal cuja relação já atingiu o ápice e já se desgastou. Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) parecem se esforçar para manter o já insustentável. Intercalado com essas cenas depressivas que revelam o cansaço das personagens diante dessa situação, vemos cenas que remontam ao início do namoro, quando, embora houvesse dificuldades e tristeza, imperava uma paixão entre os protagonistas.

O título nacional, criticado por alguns, na verdade possui sim sua qualidade. Refere-se à ingênua ideia, trazida no início de toda relação e no calor das recíprocas idealizações, de que aquilo durará para sempre.

Namorados para Sempre

500 Dias com Ela
Já em 500 Dias com Ela seguimos a história de Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel). De início percebe-se a receita tradicional na qual o garoto se apaixona pela garota e os dois acabam ficando juntos, mas logo percebemos que não se trata de apenas mais um produto genérico vomitado para o público. O diretor, Marc Webb, se utiliza de diversos meios para transmitir o estado de espírito das personagens, recorrendo até mesmo a uma cena musical e a animações e efeitos interessantíssimos e singulares. A fotografia acompanha o ânimo daqueles que estão na tela, adequando-se de forma bela às transições.

Vemos nos dois filmes a felicidade e a tristeza, a paixão e a desilusão e, no final, ambos se mostram maduros e reais em sua essência. Os dois casais se separam no desfecho e não existe uma força que os uma novamente para o “final feliz” típico dos romances. Enquanto que em Namorados para Sempre existe em praticamente todos os momentos uma aura depressiva, em 500 Dias com Ela a coisa é mais bipolar e conseguimos rir e, para os mais (bem mais) sensíveis, chorar.

5 comentários:

  1. Muito bom, bela analise. Os dois filmes fogem do padrão de romance Holiudiano, porem mesmo assim são muito bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eles se distanciarem daquele padrão batido de hollywood faz com que se tornem ainda melhores. Filmes singulares e muito bons.

      Excluir
  2. Ainda pretendo ver "500 Dias com Ela"...

    ResponderExcluir
  3. Namorados para sempre é muito triste mais eu gosto este filme encantou-me porque mostrou o melhor e pior de uma relação. Adoro os projetos aonde ele participa. Ryan Gosling um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Dois Caras Legais é um dos seus filmes mais recentes dele e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente nos limpa os olhos. Gosto dos filmes de acção e comédia. O ator é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...