segunda-feira, 2 de julho de 2012

Quadrilogia Alien – Percepção Pessoal


[Alguns spoilers]

Já quero começar avisando que esse não será um post analítico ou com qualquer pretensão de se aprofundar. A intenção é expor de forma simples a percepção que tive ao assistir a esses quatro filmes.

Eu cresci ouvindo falar de Alien, especialmente do primeiro, “Alien, O Oitavo Passageiro”, de 1979 e dirigido por Ridley Scott. Para ser honesto, devo dizer que nunca me interessei muito. Tinha visto o 4° filme em algum momento da minha infância, mas aos pedaços e já não me recordava da trama, guardando na mente apenas uma cena que ficaria lapidada até hoje: o alien parente da Ripley sendo sugado através de um buraco da nave.


Não me entendam mal, eu sempre me interessei por vida extraterrestre e por filmes que abordam esse tema, mas até esse ano eu ainda não tinha sentido vontade de assistir essa tetralogia, até por saber que o foco estava mais no terror e na luta contra a criatura do que na descoberta em si. Bom, depois de ouvir tanto sobre o filme, ler inúmeras referências e, por último, ter me interessado muito por Prometheus, que também é dirigido por Scott e tem como proposta explorar mais esse universo, a quadrilogia finalmente fisgou meu interesse e fui obrigado a ceder diante de tanta pressão e pegar os filmes para assistir. 

Percebi então que não é por menos que o “O Oitavo Passageiro” é tão reverenciado. Foi uma ótima surpresa; eu suspeitava que fosse muito datado, afinal a obra possui mais de 30 anos, mas não, o thriller de terror e suspense permanece atual. Mas um porém é que eu não achei tão assustador assim, mas isso provavelmente é efeito de anos e anos vendo zumbis esfomeados comendo cérebros, serial killers decepando cabeças de inocentes esposas, fantasmas possuindo crianças indefesas e meninas demoníacas esfolando seus colegas, isso sem falar nos episódios super bizarros de Twilight Zone, então já estou meio sedado. Se bem que até hoje não consigo assistir O Exorcista, de 1973, sem alguém do meu lado.

Alien, O Oitavo Passageiro

Também foi interessante ver a Sigourney Weaver com cara de menina, sem as características severas dos demais filmes, embora ela esteja bastante simpática em Avatar. Mas o que posso dizer é que o filme me manteve atento e interessado e mesmo não achando lá muito assustador, isso não fez diferença no final.

Bom, eu falarei de forma bastante sucinta dos próximos três filmes, até porque não os achei nem de longe tão bons quanto o primeiro, embora também tenha gostado. Aliens - O Resgate (Aliens), de 1986 e dirigido por James Cameron, foi mais comédia do que qualquer outra coisa. Não sei se por causa dos soldados trapalhões ou pelo alien mãe gigante usando elevador, mas fazia muito tempo que eu não ria tanto. Quase tudo pareceu bastante inverossímil, mas me diverti bastante, especialmente com o Bishop sendo cortado ao meio e com a Ripley (Weaver) usando uma empilhadeira ultramoderna para enfrentar a criatura.

Aliens - O Resgate: Ripley Vs. Alien Mãe
Alien 3, dirigido pelo ótimo David Fincher, foi logo de início um soco na cara. Poxa, depois da Ripley passar o 2° filme inteiro tentando salvar a menina, ela - a menina - simplesmente vira comida de alienígena??? Isso eu não aceitei não. Outra coisa que eu não aceitei foi o altruísmo desmedido da protagonista, disposta a tirar a própria vida para impedir que o alien fosse para a Terra. Digam o que quiserem, mas pra mim o alien é uma espécie intrigante e que deve ser preservada, e não morta das formas mais brutais possíveis.

Alien 3
Alien: A Ressurreição (Alien: Resurrection), de 1997, foi o pior. Foi uma repetição forçada do que vimos no primeiro filme, só que com muito mais criaturas e mortes, entretanto, sem o suspense e a originalidade. As atuações beiram o ridículo e é difícil de acreditar que os cientistas a bordo da nave possam ser tão incompetentes. Mas nem tudo é ruim e algumas coisas se salvam, como o encontro da Ripley (que nesse filme é um clone) com outra versão de si mesma, só que não tão bem sucedida.  O alienígena antropomorfizado também é muito bom e confesso que senti uma dó tremenda da forma como ele morreu.

Alien: A Ressurreição
Essa foi a minha percepção. Como vocês viram, eu não me aprofundei, afinal essa não era a intenção, e apenas coloquei de forma breve a minha opinião. Se gostou e pretende continuar acompanhando os posts do blog, você pode nos seguir no Facebook, Twitter ou Google +. Fique à vontade para comentar e dizer o que achou desses filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...