segunda-feira, 4 de junho de 2012

Recomendações de Leitura do AL #2


Essa é a 2°edição das recomendações de leitura do Abertura Lateral. Você pode ver as recomendações da 1° edição “aqui”.
1° Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski:
Esse livro do russo Dostoievski é uma das grandes obras primas da literatura como um todo. Até ler esse livro eu nunca havia visto um aprofundamento psicológico tão magnífico e perturbador. E isso não apenas com o protagonista, mas também com as demais personagens que tornam toda a trama ainda mais densa. Na história um jovem e pobre estudante de direito, Raskólnikov, decide cometer um latrocínio acreditando que assim poderá alterar para melhor o próprio futuro e o de sua mãe e irmã. Mas na verdade isso é apenas a ponta do iceberg e percebemos que não se trata apenas disso. A tradução, tanto do francês para o português e a que é feita direto do russo para o português são boas, mas a segunda é a melhor. A escrita não é nada rebuscada e muito fácil de ler. É um dos melhores livros que já li e recomendo muito!
2° 1984 - George Orwell:
Imagine um mundo distópico onde cada menor prazer é considerado crime, embora não haja leis. Um mundo em que mesmo em sua mente você não está seguro e no qual você é cercado por uma chamada Polícia das Ideias, sedenta por qualquer mínimo vestígio de individualidade, questionamento e subversão. Winston vive nessa realidade opressora criada por George Orwell, mas ele não é como a maioria dos que o rodeiam; ele possui questionamentos e desejos, ele sente que é alguém, por mais que tenha que suprimir ao máximo qualquer sinal que possa desmascará-lo. 1984 é uma grande crítica ao totalitarismo e, além disso, é um estudo da alma humana e um aviso para que tomemos consciência do rumo que as coisas podem tomar. Realmente comovente, interessante, belo, triste e perturbador. Um livro fantástico e que deveria ser lido por todos! E para os que já leram, recomendo também o podcast do site Jovem Nerd sobre o livro: Duplipensamentos sobre 1984”.
3° A História Sem Fim - Michael Ende:
Acho que quase todo mundo com mais de 20/22 anos assistiu o filme A História Sem Sim. Não sei quanto a vocês, mas esse livro marcou minha infância e lembro até hoje de como todo aquele mundo de fantasia enchia meus olhos. Eu não pretendo rever o filme, pois não quero ter essa minha experiência estragada. Mas a questão é que livro e filmes são bastante diferentes! E olha que faz muito tempo que assisti e ainda assim tenho plena noção disso. A diferença principal é que o livro de Michael Ende é muito mais rico e profundo, repleto de significados e imagens que correspondem ao onírico. A história gira em torno de Bastian, menino que é transportado através de um livro ao mundo de Fantasia, mas acontece que ele está desmoronando.
Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago:
O que aconteceria se subitamente todos ficássemos cegos? A resposta para esse questionamento está no livro do ganhador do Prêmio Nobel, José Saramago. Uma cegueira branca primeiramente aparece em alguns indivíduos de uma cidade, mas tal qual uma epidemia, ela rapidamente se espalha. Em meio ao caos e à barbárie em que todos foram repentinamente jogados, uma pessoa continua a enxergar. É um livro fantástico e singular, não apenas no modo como Saramago conduz a história, mas também na própria escrita, praticamente desprovida de pontuações.
5° O Processo - Franz Kafka:
Josef K., um importante funcionário de um banco, é preso sem saber o motivo e agora precisa se defender de um processo que corre contra ele, mas sobre o qual ele não possui nenhuma informação. Ele não sabe o que há de errado ou o que está acontecendo e corre desesperadamente em busca de informação e representação.  

Se você já leu algum dos livros recomendados aqui, comente e dê o seu parecer. Se não leu, fique à vontade para comentar também e tirar dúvidas ou expressar sua expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...