segunda-feira, 19 de março de 2012

Grandes Filmes Nacionais


Dos mais diversos gêneros e estilos, essa lista compreenderá filmes que marcaram o cinema brasileiro ou que pelo menos deixaram sua contribuição.  Fazendo uma rápida pesquisa na internet pude perceber que grande parte das listas com o intuito semelhante desta aqui possuem filmes menos populares e muitos não tão recentes. Portanto, existe a possibilidade de que fãs de Glauber Rocha, de filmes como “Deus e O Diabo na Terra do Sol”, fiquem um pouco decepcionados. De uma forma ou de outra, confiram:

Tropa de Elite 2 (2010): Foi uma grande surpresa, pois embora o primeiro tenha sido muito bom, todos esperavam por uma mera repetição nessa continuação. Mas não foi isso que aconteceu. José Padilha, diretor dos dois filmes, deixou todos de boca aberta. Assisti a esse filme na Reserva Cultural, que é um espaço que fica na Paulista e todos o ovacionaram. A trama, dessa vez centrada em questões políticas e em aspectos sociais, aborda a corrupção em suas diversas escalas e apresenta a forma como isso repercute nos cidadãos. Se no primeiro filme o protagonista Capitão nascimento, interpretado por Wagner Moura, cria toda uma aura fascista em torno de si, neste as coisas já são diferentes e tomam proporções surpreendentes.

Cidade de Deus (2002): Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, Cidade de Deus concorreu a 4 Oscars: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia. Também foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A história é inspirada em fatos reais e mostra o cotidiano, no decorrer de quase uma década, de uma criança que cresceu na favela que dá nome ao filme.

Central do Brasil (1998): Aqui temos outro filme que concorreu ao Oscar, tendo recebido duas indicações: Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Atriz, pela ótima atuação de Fernanda Montenegro. E ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Também foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, por Fernanda Montenegro. Walter Salles, o diretor, fez um trabalho magnífico ao mostrar como o menino Josué (Vinícius de Oliveira) e a mulher Dora (Fernanda Montenegro) se aproximam quando o garoto parte em busca de seu pai, após sua mãe morrer atropelada bem diante de seus olhos.

O Auto da Compadecida (2000): Dirigido por Guel Arraes, o longa acompanha a trajetória de João Grilo (Matheus Nachtergaele), um trambiqueiro e malandro que se utiliza de todos os meios para sobreviver às agruras do Sertão. Ao seu lado está o fiel companheiro Chicó (Selton Mello). No meio de uma confusão em que se mete, João Grilo acaba morrendo e indo parar no purgatório, onde será julgado. Comédia muito bem produzida e os atores que interpretam os protagonistas não poderiam ter sido escolhidos de forma melhor.

Tropa de Elite (2007): Essa é a primeira parte do filme citado no topo da lista. Nascimento,   Capitão do Bope (Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro) procura por um homem que reúna todas as características essenciais para substituí-lo em suas funções. Tido por muitos como fascista, o filme mostra o treinamento e a operação do forte batalhão que combate o tráfico, muitas vezes deixando completamente de lado todas as noções de Direitos Humanos, que, aliás, é zombado e descreditado em algumas passagens.

Memórias Póstumas (2001): Adaptação do fantástico livro de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Como já diz o título, o nosso protagonista Brás Cubas (Reginaldo Farias), já falecido durante a história, nos apresentará suas memórias. Se o livro em si já é uma obra prima, essa ótima adaptação o homenageia muito bem.




O Xangô de Bakerstreet (2001): Ótima adaptação do livro de mesmo nome escrito por Jô Soares. A história traz uma trama muito bem construída que mistura fatos históricos com ficção (como é típico dos livros de Jô Soares, tal como “O Homem Que Matou Getúlio Vargas”). Quando uma série de assassinatos misteriosos começa a ocorrer e ligados a estas mortes está um valioso violino, o Stradivarius, Sherlock Holmes, o icônico detetive inglês, e seu companheiro Dr. Watson, são chamados para investigar. Comédia engraçadíssima e muito bem produzida pelo diretor Miguel Faria Jr.

Que outro filme você acrescentaria a essa lista? O espaço para comentários está aberto. Aproveite também e siga a nossa Página no Facebook.

4 comentários:

  1. Cara, dessa lista o que eu mais gostei foi O Auto da Compadecida, pelo humor presente do início ao fim! Produção impecável e atores muito bons.
    O Xangô de Baker Street, eu li apenas o livro, não cheguei a ver o filme.
    É bom notar que o cinema nacional tem crescido e se destacado, que bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme "O Xangô de Baker Street" foi uma surpresa pra mim, pois não esperava nada dele. Mas é muito bom! Recomendo.

      Excluir
  2. Lisbela e o Prisioneiro também é um filme brasileiro muito legal! Mas nenhum deles ganha de Central do Brasil, ele é muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisbela e o Prisioneiro é outro que é muito bom! O Selton Mello se enquadra muito bem naquele personagem estereótipo que sempre costuma interpretar rs. Agora ele está inovando mais, como no filme O Palhaço.

      Abraço

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...