segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mangakás Preguiçosos

No mundo dos mangás existem diversos tipos de mangakás (os autores das séries) e muitas são as histórias contadas sobre eles.

Neste texto o meu foco serão os mangakás que, digamos assim, fazem corpo mole.

A periodicidade de um mangá é algo muito importante numa publicação e algo que deve ser seguido à risca. Existem basicamente a periodicidade mensal e semanal, sendo essa última a mais difícil de ser seguida, claro. Há casos raros de atrasos, mas o normal é que os autores consigam fazer o serviço em uma semana (algumas vezes chegam a ficar esgotados e doentes. Alguns já até morreram por causa do trabalho).

 


Mas sempre há os que não gostam muito de pressão, stress e trabalho. Atrasam, fazem um trabalho mal feito, ou as vezes até interrompem a publicação de suas séries. Exemplos são: Kentaro Miura, autor de Berserk, que chega a parar seu mangá por mais de um ano. Yoshihiro Togashi, autor de Yu Yu Hakushô e Hunter X Hunter (esse último também é paralisado a todo momento, de acordo com os caprichos (vídeo games) e total preg.... digo, falta de vontade do autor). Isso porque ele publica na Shonen Jump (de Naruto, Naruto Shippuden , One Piece , Bleach , Saint Seiya ou Cavaleiros do Zodíaco , Samurai X e Dragon Ball) que é muito rigorosa com prazos.

Yoshiyuki Sadamoto
Mas o preguiçoso supremo do mundo dos mangás é sem dúvida Yoshiyuki Sadamoto, o autor do mangá de Evangelion. Ele lança um capítulo quando bem entende (isso porque a série era pra ser mensal), lança volumes quando quer (já ficou mais de três anos sem lançar nenhum), inventa várias desculpas esfarrapadas e não tem nenhuma pressa de acabar a série. Para que tenham uma idéia, um mangaká lança uma média de cinco a seis volumes de uma série por ano.  Yoshiyuki Sadamoto lançou até agora 12 volumes de Evangelion, sendo que a série é publicada desde quando? Desde 1995. Isso mesmo, ele lançou 12 volumes em 17anos! E a série não acabou e nem tem  previsão para que isso aconteça.

O negócio é ter paciência com os autores... Se eles são preguiçosos desse jeito é porque eles podem. E as séries, apesar de evoluírem lentamente, são ótimas, pelo menos nos casos que eu citei. Com sorte veremos o final dessas séries antes de 2020 (e não estou brincando).

7 comentários:

  1. A arte do Togashi é um primor, pena que algumas vezes seja tão desleixada. Já o Sadamoto, caso fosse meu funcionário, não pensaria duas vezes em demiti-lo. Nem foi ele quem criou a série, apenas é o autor do mangá original, e dá esses hiatos gigantestos entre um mangá e outro que, na minha opinião, nem vale a pena, tanto no quesito roteiro como em arte. Merecia um boicote!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a arte do Togashi é incrível! O que tiver de desenho ruim dele não foi por falta de capacidade e sim desleixo mesmo.
      Já o Sadamoto, nem é mesmo o autor original e fica nessa enrolacão ridícula.. MAs até gosto da sua arte e roteiro, apesas das diferenças em relação ao anime.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog, muito bonito!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Marcelo! Espero que goste dos novos textos.

      Excluir
  4. A maioria dos mangas desses preguiçosos sao bons, pelo menos garanto os do Togashi e Evangelion do Sadamoto. Mas evangelion, melhor o anime q eh a obra original.

    ResponderExcluir
  5. Você só esqueceu do Mamoru Nagano, autor do The Five Star Stories. Recentemente, ele voltou de um hiatus de nove anos! Sem contar que o mangá começou nos anos 80, e até agora só tem 26 volumes hahahaha.

    Também tem o autor de Bastard!!, que é bem preguiçoso.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...