[Muitos spoilers sobre este livro e os anteriores]
Isso mesmo, livro comentado! Temos filmes comentados, séries comentadas (comumente episódio por episódio), então não vejo motivos para não termos também livros comentados. E não estou falando de uma rúnica resenha sobre todo o livro, mas sim a minha percepção, parte por parte, à medida que vou lendo e progredindo na história.
Bom, o livro que estou lendo no momento é o “As Crônicas de Gelo e Fogo: A Tormenta de Espadas”. Levando em consideração que se trata de um livro de quase 900 páginas, faz muito sentido analisá-lo dessa forma. No momento que escrevo esse post eu estou na página 240. Pois é... Ainda... Faz bastante tempo que estou lendo, mas acontece que nesses últimos meses as coisas foram bem corridas para mim.
Nem preciso dizer que já li a primeira parte da saga, “A Guerra dos Tronos” e a segunda parte, “A Fúria dos Reis”. E essa não é a primeira vez que escrevo aqui no blog sobre essa grande obra do George R. R. Martin, mas no fim do post deixarei os links para os outros textos. Vamos lá!
Enquanto que A Guerra dos Tronos foi uma grande surpresa para mim, pois comecei a ler devido a indicações de terceiros (provavelmente na onda da adaptação do livro para a TV) e não sabia ao certo o que esperar, no livro seguinte eu já tinha uma noção de no que estava embarcando, o que obviamente não me impediu de gostar ainda mais. Por essas e outras eu comecei a ler o terceiro livro completamente entusiasmado, embora que com receio de ver meus personagens favoritos indo para o saco, afinal, como já sabemos, o autor é um sádico, vide a cabeça do Ned (Eddard Stark) ter terminado num cesto, ou melhor, numa estaca...
No desfecho do Fúria dos Reis eu vi meu personagem favorito, o Tyrion, ir para o leito de morte e os dois personagens mais odiados por mim, Cersei e Joffrey, sobreviverem incólumes. Isso também mostra que o livro não é completamente desprovido de maniqueísmo, pois somos levados a odiar (ou foi só comigo?) certos personagens e nutrir carinho por outros. Mas do jeito que o Martin é, ele fará com que eu passe a gostar da Cersei e nos livros seguintes vai decapitá-la. Também vi o Sandor Clegane, vulgo Cão de Caça, estranhamente soar um pouquinho menos malvado do que parecia e, logo em seguida, fugir com o rabo entre as pernas com medo do fogo em Porto Real. E nem preciso falar do Jon Snow mudando de lado! Bom, chega de falar do 2° livro!
Essa terceira parte começou com um prólogo interessante e já no primeiro capítulo vemos Jaime Lannister em fuga, sendo ajudado pela bela Brienne. Eu torci para que eles fossem recapturados e retornassem para Correrrio, mas não foi o que aconteceu. Que ideia genial foi essa que a Catelyn teve de deixar o prisioneiro mais valioso deles simplesmente sair pela porta da frente?
Foi um alívio ver que o Tyrion, pelo menos por enquanto, não morreu. Mas por outro lado, enquanto esteve debilitado e à beira da morte, todo o poder que ele arduamente conquistou simplesmente escorreu por entre seus dedos como se fosse areia. Quero ver ele se reerguendo, mas por enquanto ele está na merda. Desculpe o linguajar, mas acredito que posso ter essa licença, uma vez que o livro discutido não é exatamente um grande exemplo de pudor e delicadeza.
E como assim o Tyrion vai se casar com a Sansa??? Okay, com essa última frase agora estou me sentindo uma dona de casa comentando a novela das 8... Mas eu só quero que ela, a Sansa, volte pra junto de sua mãe. A Arya também, e os dois irmãos perdidos. E, além disso, que o Robb derrote os Lannister e os Greyjoy, e, no fim, todos então vivam felizes para sempre. Claro que isso não vai acontecer, pelo menos não dessa forma.
E por falar na Arya, acho que a qualquer momento ela irá se reencontrar com a Nymeria. Se eu fosse a Nymeria, a primeira coisa que eu faria ao rever a Arya seria morder seu pescoço por ter jogado pedras em mim! Mas depois eu a soltaria e lamberia seu rosto em sinal de felicidade. E depois morderia novamente... Enfim...
Por enquanto estou gostando bastante do andamento das coisas e curioso para ver alguma conclusão. Assim que eu ler mais umas 200 páginas eu volto com outro post comentando.
Fique à vontade para comentar, mas, por favor, não faça spoilers sobre os acontecimentos da página 240 em diante!
Aqui estão os links prometidos:
* Guerra dos Tronos - Análise da Série e comparação com o Livro
* Guerra dos Tronos e a Morte das virtudes, dos imaculados e dos honrados
Leia a continuação: Livro Comentado - A Tormenta de Espadas Pt.2
fodeste a série toda com spoilers, amigo.
ResponderExcluirMas poxa, eu mesmo disse que comentaria todo o livro, então já fica subentendido que haverá muitos spoilers! E como estou falando do do livro 3, não faz sentido reclamar de spoilers acerca dos livros anteriores.
Excluir