A comparação entre As Crônicas de Gelo e Fogo (cujo primeiro livro da série é o Guerra dos Tronos) e O Senhor dos Anéis é recorrente e polêmica. Porém, não acredito que seja muito válido traçar um paralelo entre um e outro e por este motivo não farei uma lista com os motivos pelos quais um seria melhor ou pior. Ainda assim, não serei tão diplomático a ponto de não dizer qual dos dois me agrada mais. Portanto, e sem rodeios, eu (EU) gosto mais da saga do George R. R. Martin. Claro que isso não significa que um é melhor que o outro, mas sim que As Crônicas de Gelo e Fogo possuem características que me atraem mais.
J. R. R. Tolkien |
Por que não são comparáveis? As estruturas são totalmente distintas. Enquanto que Tolkien elaborava todo o seu universo com base na fantasia e norteava todos os conflitos e tramas através de um maniqueísmo simplório e até um pouco (intencionalmente) ingênuo, Martin faz o exato oposto, sendo a fantasia para ele apenas um mero enfeite ou, no máximo, um plano de fundo. As Crônicas de Gelo e Fogo gira muito mais em função das personagens e das tramas políticas que se desenrola entre elas.
George R. R. Martin |
Pelas razões apresentadas eu reafirmo que não há como concluir que um é superior ao outro. Por mais “politicamente correto” que possa parecer, quando se trata de obras assim distintas, tudo (ao menos nesse caso específico) vai depender do gosto de cada um.