quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os 10 Maiores Psicopatas do Cinema

Lendo o artigo “Vilões: malignos, marcantes e inesquecíveis” do blog Momentum Saga, acabei tendo a ideia de postar aqui minha própria lista, mas ao invés de apenas vilões, também psicopatas. Atente-se para o fato que um vilão pode existir como tal sem, necessariamente, ser psicopata. Devo lembrar também que se trata de uma lista pessoal e que não, Darth Vader não estará na lista. Vader é um grande vilão, mas não se enquadra na categoria “psicopatas”.

10° Carl Stargher - O Serial Killer do filme A Cela

Stargher é um sádico que se excita vendo suas vítimas se afogarem dentro de uma cela, enquanto tudo é gravado. Suas vítimas sofrem durante horas, enquanto a cela aos poucos vai se enchendo. Quando ele entra em coma, a terapeuta Catherine Deane, utilizando uma nova técnica, entra em sua mente para tentar descobrir o paradeiro de sua última vítima, que está presa em uma cela, em algum lugar, com a água pelo pescoço.

9° Coronel Hans Landa - Bastardos Inglórios

O vilão carismático que, sem titubear, fuzila toda uma família. Hans Landa persegue judeus na França tomada pelos alemães e não esconde seu prazer em fazer isso.




8° Norman Bates - Psicose

Dispensa apresentações. Uma dos maiores personagens criados por Hitchcock, Bates mantinha o cadáver da própria mãe em casa enquanto fingia ser a mesma. Como se isso não fosse suficiente, também usava o tempo livre para matar belas mulheres enquanto estas estavam no chuveiro.



7° Henry Evans - Garoto psicopata do filme O Anjo Malvado

Evans, olhado desatentamente, é um garoto como outro qualquer. Mas por trás de sua face de ingenuidade ele esconde pura maldade. Sente prazer em ver os outros, pessoas ou animais, sofrendo e planeja o homicídio de seus próprios familiares.


6° Anton Chigurh - Onde os fracos não têm vez

Assassino com o corte de cabelo mais esquisito de todos, ele não poupa ninguém (nem mulheres, crianças, inocentes) para conseguir o que quer.
No fim do filme, mesmo sem haver qualquer necessidade prática, ele mata a família de um dos personagens (que já estava morto) apenas para cumprir a promessa.


5° Alex DeLarge - Laranja Mecânica

Alex é um jovem líder de uma gangue que se diverte espancando, estuprando e matando qualquer um que apareça no caminho. O filme, obra prima de Stanley Kubrick, é um dos raros casos de filme que supera a versão original em livro.


4° Coringa por Heath Ledger - O Cavaleiro das Trevas

Difícil saber se ele é psicopata ou apenas um total louco. Acredito que uma mistura dos dois. Pra queimar montes de dinheiro e quase explodir milhares de pessoas em navios é preciso muito sangue frio.




3° Hannibal Lecter - O Silêncio dos Inocentes

Se não bastasse matar suas vítimas, ele também as come.
Ninguém nunca esquecerá da cena em que o ex-médico frita parte do cérebro de uma vítima ainda viva e dá um pedaço para ela experimentar.
O personagem pelo qual Anthony Hopkins será sempre lembrado.


2° Annie Wilkes - A enfermeira do filme Louca Obsessão

Além de matar bebês (existe coisa pior?), Wilkes aprisiona um escritor e o obriga a reescrever um volume do seu romance no qual ele mata a sua personagem favorita. A cena na qual ela quebra os seus tornozelos com um martelo para evitar que ele fuja é chocante.

1° Patrick Bateman - Psicopata Americano

Bateman é um homem belo e vaidoso que vê tudo e todos a sua volta como meras fontes de prazer e diversão. A inveja o corrói e ele entra em êxtase quando observa suas vítimas morrerem. Maneiras de matar não faltam: armas de fogo, armas brancas, serras elétricas, ácido, furadeira etc.
Grande atuação de Christian Bale.

Menções honrosas:

Jigsaw - Vilão do filme Jogos Mortais.

Lunático com um ideal macabro na cabeça. Mata suas vítimas das formas mais brutais possíveis, mas não sem antes fazê-las passar por grande desespero. Em um dos filmes ele força um personagem a amputar , sem anestesia, o próprio pé.




John Doe - Serial Killer do filme Seven - Os Sete Crimes Capitais.

Mesma coisa do anterior, só que com mais estilo.
Doe não teme a morte e arquiteta de forma maestral uma série de assassinatos de gelar a alma de tão horrendos. 



Mr. Blonde - Reservoir Dogs.

Sádico que se regozija com a dor e desespero de suas vítimas. Dança e canta enquanto mutila o rosto de um homem.


*Leia a resenha do livro Mentes Perigosas, sobre psicopatas.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Death Note - Anime e Mangá


Contrariando a maioria dos mangás com histórias infantis de aventuras cheios de batalhas, essa série rompe radicalmente com isso, com uma  trama de temática mais séria e adulta, apesar de ser publicada na revista Shonen Jump, voltada para o público pré-adolescente, lar de sucessos como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e One Piece, entre outros.

A história fala de um caderno da morte. Ao escrever nele o nome de uma pessoa ela morrerá. Um estudante, de alto intelecto (Light Yagami), um dia o acha  "acidentalmente" e decide com ele mudar o mundo, matando todas as pessoas que considera ruins, tentando criar assim um mundo perfeito, sem crimes. Uma série de assassinatos começam a ocorrer em todo o mundo e as autoridades de vários países ao perceberem, chamam o maior detetive em atividade atualmente, que é conhecido apenas como L.

A partir daí a história se desenvolve de maneira genial, em que a batalha a ser travada necessita não de força mas de inteligência e raciocínio lógico. Um verdadeiro jogo de gato e rato se inicia, e o primeiro que descobrir a identidade do outro vence, já que o adversário morrerá. Cada movimento é planejado e pode mudar tudo. É necessário o uso de estratégias a cada momento e o suspense se mantém durante todo o tempo.

Imperdível para quem procura uma história realmente inteligente, bem feita e construída de maneira bastante original, com surpresas e reviravoltas incríveis, mantendo sempre presa a atenção do leitor (ou espectador no caso do anime) para saber qual será o desfecho de cada situação. O único porém é o fato da segunda fase não ser tão boa e haver um acontecimento revoltante no meio do mangá. A série conta também com filmes com atores reais (live action) e haverá uma adaptação americana.

Apesar de tudo a série tem alguns defeitos na minha opinião. A partir daqui haverá alguns spoilers: a segunda parte da história não é tão interessante quanto à primeira. E dois motivos contribuem pra isso: primeiro a morte de L, que é o melhor personagem da série. Depois o personagem que aparece para ''substituí-lo'' é uma cópia descarada dele. Uma pena também se passarem quatro anos entre as fases. Lembrando que o final do anime é diferente do mangá.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Namorados para Sempre e 500 Dias com Ela

Mensagens semelhantes, auras diferentes.

Namorados para Sempre (Blue Valentine) e 500 Dias com Ela ((500) Days of Summer) não possuem apenas a mensagem em comum, mas também a forma não linear pela qual ambas as histórias são contadas.
Namorados para Sempre
Em Namorados para Sempre, do diretor Derek Cianfrance, somos apresentados logo de início a um casal cuja relação já atingiu o ápice e já se desgastou. Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) parecem se esforçar para manter o já insustentável. Intercalado com essas cenas depressivas que revelam o cansaço das personagens diante dessa situação, vemos cenas que remontam ao início do namoro, quando, embora houvesse dificuldades e tristeza, imperava uma paixão entre os protagonistas.

O título nacional, criticado por alguns, na verdade possui sim sua qualidade. Refere-se à ingênua ideia, trazida no início de toda relação e no calor das recíprocas idealizações, de que aquilo durará para sempre.

Namorados para Sempre

500 Dias com Ela
Já em 500 Dias com Ela seguimos a história de Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zooey Deschanel). De início percebe-se a receita tradicional na qual o garoto se apaixona pela garota e os dois acabam ficando juntos, mas logo percebemos que não se trata de apenas mais um produto genérico vomitado para o público. O diretor, Marc Webb, se utiliza de diversos meios para transmitir o estado de espírito das personagens, recorrendo até mesmo a uma cena musical e a animações e efeitos interessantíssimos e singulares. A fotografia acompanha o ânimo daqueles que estão na tela, adequando-se de forma bela às transições.

Vemos nos dois filmes a felicidade e a tristeza, a paixão e a desilusão e, no final, ambos se mostram maduros e reais em sua essência. Os dois casais se separam no desfecho e não existe uma força que os uma novamente para o “final feliz” típico dos romances. Enquanto que em Namorados para Sempre existe em praticamente todos os momentos uma aura depressiva, em 500 Dias com Ela a coisa é mais bipolar e conseguimos rir e, para os mais (bem mais) sensíveis, chorar.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Melhores Animes / Mangás de Todos os Tempos - Pt. 3 (Final)

A trinca de ouro dos animes na minha opinião. Esses 3 animes estão em outro nível em relação a todos os outros de tão bem feitos. Confira a primeira parte da lista "aqui" e a segunda parte "aqui".


3º Yu Yu Hakushô (1992-1995)

Do mesmo autor de Hunter X Hunter, anime que aparece em 5º nessa lista, esse é um anime já antigo, mas um clássico, que fez enorme sucesso tanto no Japão como no Brasil.
Apesar da época em que foi feito o anime tem uma ótima qualidade de animação e a história é simplesmente incrível, difícil de despregar os olhos. No enredo há poderes, monstros, mistérios, lutas, comédia e até mesmo uma dose de drama numa história bem amarrada e divertida de se acompanhar. Destaque também para a trilha sonora (em especial a dramática). Caso não conheçam, assistam pelo menos o 1º capítulo que é pra mim o melhor 1º capítulo de anime que já vi e dá uma boa noção de como a história é boa.


2º One Piece (1997)

Essa série eu deixo em segundo lugar, mas praticamente empatada com a primeira. É uma das séries de maior sucesso no Japão em todos os tempo e a mais de 10 anos o mangá mais vendido por lá.
A história é muito original e traz um tema pouco explorado em mangás e animes, que sao piratas. A mistura de drama, comédia e ação é perfeita. Considero o autor, Eiichiro Oda um verdadeiro gênio. A série por ser antiga tem muitos episódios, mas a qualidade se mantém fantástica até hoje.


1º Naruto Shippuden (2007)

Um dos maiores sucessos mundiais dos últimos tempos. Um anime incrível em todos seus aspectos, desde a história que te prende de forma impressionante, seus personagens, lutas etc. Como também pela ótima qualidade de animacao e trilha sonora, entre outros aspectos. No blog há um post falando da série de forma mais detalhada.