segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mangakás Preguiçosos

No mundo dos mangás existem diversos tipos de mangakás (os autores das séries) e muitas são as histórias contadas sobre eles.

Neste texto o meu foco serão os mangakás que, digamos assim, fazem corpo mole.

A periodicidade de um mangá é algo muito importante numa publicação e algo que deve ser seguido à risca. Existem basicamente a periodicidade mensal e semanal, sendo essa última a mais difícil de ser seguida, claro. Há casos raros de atrasos, mas o normal é que os autores consigam fazer o serviço em uma semana (algumas vezes chegam a ficar esgotados e doentes. Alguns já até morreram por causa do trabalho).

 


Mas sempre há os que não gostam muito de pressão, stress e trabalho. Atrasam, fazem um trabalho mal feito, ou as vezes até interrompem a publicação de suas séries. Exemplos são: Kentaro Miura, autor de Berserk, que chega a parar seu mangá por mais de um ano. Yoshihiro Togashi, autor de Yu Yu Hakushô e Hunter X Hunter (esse último também é paralisado a todo momento, de acordo com os caprichos (vídeo games) e total preg.... digo, falta de vontade do autor). Isso porque ele publica na Shonen Jump (de Naruto, Naruto Shippuden , One Piece , Bleach , Saint Seiya ou Cavaleiros do Zodíaco , Samurai X e Dragon Ball) que é muito rigorosa com prazos.

Yoshiyuki Sadamoto
Mas o preguiçoso supremo do mundo dos mangás é sem dúvida Yoshiyuki Sadamoto, o autor do mangá de Evangelion. Ele lança um capítulo quando bem entende (isso porque a série era pra ser mensal), lança volumes quando quer (já ficou mais de três anos sem lançar nenhum), inventa várias desculpas esfarrapadas e não tem nenhuma pressa de acabar a série. Para que tenham uma idéia, um mangaká lança uma média de cinco a seis volumes de uma série por ano.  Yoshiyuki Sadamoto lançou até agora 12 volumes de Evangelion, sendo que a série é publicada desde quando? Desde 1995. Isso mesmo, ele lançou 12 volumes em 17anos! E a série não acabou e nem tem  previsão para que isso aconteça.

O negócio é ter paciência com os autores... Se eles são preguiçosos desse jeito é porque eles podem. E as séries, apesar de evoluírem lentamente, são ótimas, pelo menos nos casos que eu citei. Com sorte veremos o final dessas séries antes de 2020 (e não estou brincando).

7 comentários:

  1. A arte do Togashi é um primor, pena que algumas vezes seja tão desleixada. Já o Sadamoto, caso fosse meu funcionário, não pensaria duas vezes em demiti-lo. Nem foi ele quem criou a série, apenas é o autor do mangá original, e dá esses hiatos gigantestos entre um mangá e outro que, na minha opinião, nem vale a pena, tanto no quesito roteiro como em arte. Merecia um boicote!

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    1. Realmente a arte do Togashi é incrível! O que tiver de desenho ruim dele não foi por falta de capacidade e sim desleixo mesmo.
      Já o Sadamoto, nem é mesmo o autor original e fica nessa enrolacão ridícula.. MAs até gosto da sua arte e roteiro, apesas das diferenças em relação ao anime.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Parabens pelo blog, muito bonito!

    Abraço!

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    1. Muito obrigado Marcelo! Espero que goste dos novos textos.

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  4. A maioria dos mangas desses preguiçosos sao bons, pelo menos garanto os do Togashi e Evangelion do Sadamoto. Mas evangelion, melhor o anime q eh a obra original.

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  5. Você só esqueceu do Mamoru Nagano, autor do The Five Star Stories. Recentemente, ele voltou de um hiatus de nove anos! Sem contar que o mangá começou nos anos 80, e até agora só tem 26 volumes hahahaha.

    Também tem o autor de Bastard!!, que é bem preguiçoso.

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