segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dexter - Percepção sobre a 6° Temporada

A série Dexter, como eu já disse nesse post “aqui” é uma das minhas favoritas, mas é bastante perceptível que no decorrer das últimas três temporadas a sua qualidade foi caindo de forma assustadora. O protagonista foi perdendo  sua profundidade e se tornando raso e previsível. Recordo-me que ao término da 5° temporada eu não estava muito certo se assistiria a temporada seguinte, tamanha foi a minha decepção.
Com a 6° temporada a coisa não foi muito diferente, mas ao menos consegui me divertir muito mais já que dessa vez não havia expectativas e, portanto, não havia como me decepcionar. Ainda assim foi sofrível perceber a imensa quantidade de furos e a inépcia dos roteiristas em desenvolver uma trama inteligente e plausível.

Outro ponto negativo é o fato de personagens totalmente inúteis à história terem sido introduzidos, como o enjoativo “Irmão Sam”, a babá e o policial contratado pela Debra. Tudo isso pareceu um artifício dos produtores para enrolar o telespectador e postergar o seguimento dos acontecimentos relevantes.

E por falar na Debra... O que foi aquela historinha de ela estar apaixonada pelo irmão? Isso nunca foi explorado, nem de forma sútil, e então do dia para a noite, ou melhor, de um episódio para o outro, ela chega (com a ajuda da terapeuta) à fantástica conclusão de que na verdade sempre nutriu pelo Dexter uma louca paixão repleta de tensão sexual??? Estapafúrdio...

E já que citei a terapeuta, quero registrar aqui que a considerei bastante suspeita e acredito que veremos mais a participação dela no decorrer da temporada seguinte. A sensação que ficou foi a de que ela estava manipulando a Debra; aproveitando-se da instabilidade emocional da mesma. E não seria a primeira vez que um terapeuta faz isso na série. No 8° episódio da primeira temporada (Shrink Wrap) um psicólogo levava suas vítimas ao suicídio.
Embarcação: Milagro - Tá explicado
Voltando às críticas: é difícil determinar qual foi a maior afronta à inteligência dos fãs. Dexter se safando milagrosamente do barco prestes a explodir? Ser resgatado logo depois por uma embarcação lotada de ilegais? Ou, justamente na cena do crime que poderia comprometê-lo, todos esperarem (numa atitude inédita) que ele chegasse para só então darem uma olhada?  E como se todos esses “detalhes” não fossem suficientes, no desfecho do último episódio Dexter resolve realizar o seu ritual macabro de serial killer no único lugar da cidade onde sua irmã sabia que ele estaria. E é óbvio que ela presencia tudo.

Por mais que essa descoberta da Deb logo antes do fim da temporada tenha sido previsível, esse cliffhanger impressionou e animou todo mundo, pois esperávamos por isso desde o começo da série. Resta saber se isso será bem utilizado e trabalhado ou desperdiçado. Do jeito que as coisas andam, fica realmente difícil saber.

Para terminar, quero recomendar a ótima análise que li no “Ligado em Série“.

2 comentários:

  1. EU REALMENTE ODIEI A QUINTA TEMPORADA!!! A SEXTA NA MINHA OPINIÃO COMEÇOU MUITO BEM E DISCORDO DE VC EM RELAÇÃO AO IRMÃO SAM, ELE FOI IMPORTANTE NA TEMPORADA POIS REVELOU AO DEXTER MESMO Q DENTRO DELE EXISTE SIM UMA LUZ!!! O PROBLEMA FOI Q DEXTER CONFIOU NA PESSOA ERRADA E SE ATRAPALHOU TODO NESSA TEMPORADA. NA MINHA OPINIÃO ELE DEVERIA DESDE O ÍNICIO DEIXAR ESSE TRAVIS NAS MÃOS DA POLÍCIA!! PQ O DEXTER DE CERTA FORMA ATRAPALHOU MUITO A IRMÃ DELE. EM RELAÇÃO A DEB E O DEX, AS PESSOAS ESTÃO LEVANDO MUITO A SÉRIO ESSE CASINHO DOS DOIS....ISSO NEM VAI PRA FRENTE, TENHO CERTEZA! ISSO FOI SÓ PRA DAR UMA APIMENTADA NA SÉRIE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vamos torcer para que pelo menos essa 7° Temporada não nos decepcione a aumente o nível. Espero ver novamente aquele Dexter profundo e complexo das primeiras temporadas.

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...