terça-feira, 16 de agosto de 2011

Speedy da Telefônica - Descaso e desrespeito com o cliente


Convenhamos que não é nenhuma novidade que a Telefônica não trate bem os seus clientes. Isso ocorre quando a empresa cresce muito e investe pouco, incapaz assim de suprir decentemente a demanda por novas linhas, novos  reparos etc. Os atendentes muitas vezes nos tratam como lixo e, como já aconteceu também, se recusam a fazer o seu trabalho.

Expondo meu caso particular, posso exemplificar um pouco isso. Mas garanto que não sou um caso isolado; meus vizinhos e todos os meus amigos das mais diversas regiões de São Paulo que possuem Banda Larga da telefônica sofrem a mesma coisa.
Vou começar com algumas peculiaridades típicas:

Uma atendente, cujo nome infelizmente não lembro, sugeriu que eu fosse numa Lan house, quando eu liguei (não pela primeira vez) dizendo que eu precisava da internet e estava há mais de dois dias sem a mesma. Já dá pra ter uma noção do profissionalismo, não?
O que dizer então da atendente Ariane de Oliveira, que simplesmente se recusou a realizar qualquer teste na linha quando liguei dizendo que a internet funcionava apenas alguns poucos minutos e depois ficava longos períodos sem funcionar. Ignorância minha? Eu estava errado? Deveria ter pedido um teste na internet? Pois bem... Pedi um teste na internet. Ela me disse: “Senhor, sua internet e linha estão normais e não farei o teste”.

Ou seja... Eu ligo falando que minha internet não está funcionando e ela diz que na verdade eu estou enganado e que minha internet está funcionando sim e, por isso, não fará teste algum. A partir deste dia passei a guardar todos os protocolos e a reclamar para a Anatel.
A Anatel foi bastante útil, pois no dia seguinte um técnico veio aqui, constatou que havia um erro (não na minha residência) e que de fato minha linha estava com o defeito que eu havia afirmado. O protocolo desse atendimento com esse doce de pessoa que é a Ariane é:
159952213
Eu fiz as contas e, por mês, cerca de 4/5 técnicos da telefônica visitam a minha casa. Praticamente todas às vezes os atendentes afirmam ser problema com a linha interna. Detalhe, quando o problema é com a linha interna, eles não são responsáveis. Acontece que nunca é problema com a linha interna. Nunca! No começo (há alguns anos), quando eu ainda não era muito acostumado com a leviandade da Telefônica, eu cheguei a reparar (arcando eu mesmo com os custos) diversas vezes a linha, conforme eles sugeriam. Mas não demorei em perceber que havia algo errado.

Um dos casos mais recentes, que persistiu durante mais de um mês (Julho inteiro e o começo de Agosto deste ano) é notadamente interessante...
Minha linha e meu Speedy paravam de funcionar e só voltavam (temporariamente) ao normal quando alguém me ligava.
Ou seja, tudo caía e, se eu quisesse usar a internet, eu precisava ligar do meu celular pra minha própria casa. O que eles me disseram? Linha interna, claro.
Seis técnicos vieram aqui e destes, cinco não faziam ideia do que estava acontecendo e sempre atribuíam o erro a algum defeito externo que eles, diziam, já haviam resolvido. Mas pouco depois que eles iam embora (algumas vezes antes que eles fossem) o defeito retornava.

Imagina que toda vez que eu ligava os atendentes do Centro de Reparo do Speedy me diziam que era defeito com a linha interna. Meus deus, que raiva!
Até que um técnico percebeu que os cabos do poste estavam deteriorados e os trocou e, pimba, problema resolvido! Nada de linha interna, como sempre!
Acontece que nessa brincadeira passei minhas férias inteiras sem internet, sem um pedido de desculpas e sem ressarcimento.
Agora a pergunta que não quer calar... Por que eu ainda não cancelei??? Simples... No meu bairro não há outro serviço de Banda Larga. Se mesmo nos bairros em que eles possuem concorrentes o serviço e o atendimento é horrível, imagine aqui, que nem concorrente há.

Abaixo vou deixar os últimos cinco protocolos, cada um referente a momentos em que estava sem internet, sem linha, ou ambos:


25/07/2011 - 173622069
27/07/2011 - 174015548
01/08/2011 - 174862721
07/08/2011 - 175939044
16/08/2011 - 177218668

E adivinhem... Pois é... Nesse exato momento que escrevo eu estou sem internet.
Velocidade ridícula de Download - Isso quando funciona (Era pra estar 280kb´/ps)

4 comentários:

  1. Eu tive um problema com a Claro, que me atendeu super mal e que só resolveu com a intervenção da Anatel. As empresas pagam multa se não responderem logo ao cliente para resolver o problema.

    O que verdadeiramente me irrita é que eles nos tratam como idiota, como se a nossa reclamação fosse sem nenhum propósito.

    ResponderExcluir
  2. Sim, nos tratam como se fôssemos idiotas.
    Desconsideram totalmente o fato de que pagamos pelo serviço e que o mínimo que merecemos é um atendimento decente.

    Quantas vezes não nos deixam esperando desnecessariamente, fazem a ligação cair, nos obrigam a ligar diversas vezes...

    No final das contas o pior, ao menos no meu caso, é o estresse tremendo que isso me causa.

    ResponderExcluir
  3. O que nos resta é Anatel, Procon,Reclame Aqui... e incomodar bastante!

    ResponderExcluir
  4. A Anatel é o que salva a minha vida!
    Eles já resolveram a situação umas três vezes.
    Mas preferia não ter que ligar pra eles, pois é uma burocracia cansativa...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...